Search

Macaé intensifica combate ao Aedes aegypti com mutirões em bairros da cidade

Visitas de agentes de endemias reforçam controle do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya
Equipes vistoriaram caixas d'água / Divulgação
Equipes vistoriaram caixas d'água / Divulgação

A cidade de Macaé está intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Nesta quinta-feira (16), um mutirão foi realizado no bairro Imbetiba, onde agentes de endemias visitaram residências e estabelecimentos comerciais para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito. Nesta sexta-feira (17), a equipe estará no bairro Nova Holanda, a partir das 8h.

As atividades incluíram a aplicação de larvicidas e a distribuição de material educativo para conscientizar a população sobre a importância de manter os ambientes livres de água parada.

Ações nos bairros
Os agentes de endemias visitaram imóveis, vias, terrenos e pontos comerciais no bairro Imbetiba. Nos locais onde foram encontrados focos do mosquito, aplicaram larvicidas e orientaram os moradores sobre medidas preventivas, como o uso correto de produtos para eliminar criadouros.

A supervisora de campo Rose Costa destacou a importância da vistoria criteriosa: “Identificamos pontos de acúmulo de água, como canos de escoamento mal posicionados. Orientamos o uso de cloro semanalmente para interromper o ciclo do mosquito”, afirmou. Além disso, vistorias em bueiros foram realizadas para prevenir o acúmulo de água durante o período de chuvas de verão.

Conscientização e participação da população
A aposentado Antônio Fernandes foi um dos moradores que recebeu os agentes em sua residência. Ele foi orientado a colocar areia nos pratos de plantas e lavar semanalmente com esponja para eliminar ovos do mosquito. “Essa visita é importante, pois a dengue é uma doença perigosa”, comentou.

Cuidados essenciais
Após períodos de chuva, a Vigilância Ambiental recomenda que os moradores vistoriem seus quintais e casas, eliminando água acumulada em calhas, lajes, tanques e vasos de plantas. Baldes, potes e caixas d’água devem ser mantidos limpos e fechados para evitar a proliferação do mosquito.

Contato e denúncias
Para solicitações ou denúncias, a população pode procurar a Gerência de Vigilância Ambiental na Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro de Macaé. Também estão disponíveis os contatos pelo e-mail [email protected], o Disque Dengue (0800-022-6461) e o WhatsApp Aedes: (22) 2772-6461.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Prefeitura de Búzios contesta laudo do INEA sobre balneabilidade das praias e busca reverter suspensão da Bandeira Azul

Polícia Militar prende foragido da Justiça em Búzios

Guarda Municipal de Maricá prende homem por violência doméstica em Cordeirinho

Rio de Janeiro fecha 2024 com recorde de 1,5 milhão de turistas internacionais

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!