A cidade de Macaé está intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Nesta quinta-feira (16), um mutirão foi realizado no bairro Imbetiba, onde agentes de endemias visitaram residências e estabelecimentos comerciais para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito. Nesta sexta-feira (17), a equipe estará no bairro Nova Holanda, a partir das 8h.
As atividades incluíram a aplicação de larvicidas e a distribuição de material educativo para conscientizar a população sobre a importância de manter os ambientes livres de água parada.
Ações nos bairros
Os agentes de endemias visitaram imóveis, vias, terrenos e pontos comerciais no bairro Imbetiba. Nos locais onde foram encontrados focos do mosquito, aplicaram larvicidas e orientaram os moradores sobre medidas preventivas, como o uso correto de produtos para eliminar criadouros.
A supervisora de campo Rose Costa destacou a importância da vistoria criteriosa: “Identificamos pontos de acúmulo de água, como canos de escoamento mal posicionados. Orientamos o uso de cloro semanalmente para interromper o ciclo do mosquito”, afirmou. Além disso, vistorias em bueiros foram realizadas para prevenir o acúmulo de água durante o período de chuvas de verão.
Conscientização e participação da população
A aposentado Antônio Fernandes foi um dos moradores que recebeu os agentes em sua residência. Ele foi orientado a colocar areia nos pratos de plantas e lavar semanalmente com esponja para eliminar ovos do mosquito. “Essa visita é importante, pois a dengue é uma doença perigosa”, comentou.
Cuidados essenciais
Após períodos de chuva, a Vigilância Ambiental recomenda que os moradores vistoriem seus quintais e casas, eliminando água acumulada em calhas, lajes, tanques e vasos de plantas. Baldes, potes e caixas d’água devem ser mantidos limpos e fechados para evitar a proliferação do mosquito.
Contato e denúncias
Para solicitações ou denúncias, a população pode procurar a Gerência de Vigilância Ambiental na Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro de Macaé. Também estão disponíveis os contatos pelo e-mail [email protected], o Disque Dengue (0800-022-6461) e o WhatsApp Aedes: (22) 2772-6461.