Município havia deixado de integrar a região em 2019, quando não houve nova formação dos membros, o que a deixou de fora do mapa turístico do Brasil
A união de algumas cidades litorâneas do interior do Rio de Janeiro com potencial e produtos turísticos deu origem à Costa do Sol. Teoricamente 13 municípios integram a região, mas um deles, Araruama, deixou de fazer parte em 2019 por não ter um Conselho Municipal de Turismo ativo, requisito primordial para fazer parte do mapa turístico do Brasil, que faz essa divisão territorial. Este ano uma nova formação de membros trará de volta a classificação territorial concedida pelo Ministério do Turismo.
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento que faz um recorte territorial para identificar o desempenho da economia do setor e elaborar políticas públicas. A reintegração de Araruama deve acontecer ainda este ano, segundo Marco Navega, presidente do Conselho Regional de Turismo (Condetur da Costa do Sol) e da Federação de Convention Bureau do Estado do RJ.
“A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esportes de Araruama reeditou o Conselho Municipal de Turismo através de lei específica, chancelado pela Prefeita Municipal. Com essa atualizado pelo Ministério do Turismo, Araruama voltará a integrar o Mapa (essa atualização acontece a cada dois anos)”, disse ele ressaltando que o município também faz parte do Condetur desde a fundação, no ano de 2008.
O presidente do Conselho Regional disse ainda que Araruama tem produtos, não apenas potencial turístico. “A cidade é o coração da Costa do Sol, sempre integrou o Condetur. O município tem uma história turística tradicional, o Brasil conhece a Lagoa de Araruama, a cidade tem produtos consolidados para atrair turistas brasileiros e internacionais. A iniciativa privada precisa ser protagonista nesta linda cidade da Costa do Sol. A construção do turismo precisa ser feita pelo setor público e privado”, finalizou.
A Lei ºn 2.506, de 5 de maio de 2021 recriou o Conselho Municipal de Turismo. O órgão deliberativo objetiva o desenvolvimento socioeconômico de Araruama, assim como a valorização, a preservação e divulgação turístico, cultural e natural do município. A legislação na íntegra pode ser conferida por meio deste link.
A Prensa entrou em contato com a Prefeitura para entender os motivos da desativação em 2019, mas até o fechamento desta edição não houve resposta.
Categorias do Mapa do Turismo do Brasil
De acordo com o Mapa do Turismo do Brasil, o desempenho da economia do setor nos municípios é classificado a partir de cinco variáveis cruzadas em uma análise de cluster. Elas deram origem a cinco categorias (A, B, C, D e E) diretamente relacionadas à economia do turismo:
a) Quantidade de Estabelecimentos de Hospedagem;
b) Quantidade de Empregos em Estabelecimentos de Hospedagem;
c) Quantidade Estimada de Visitantes Domésticos
d) Quantidade Estimada de Visitantes Internacionais;
e) Arrecadação de Impostos Federais a partir dos Meios de Hospedagem.
Segundo Marco Navega, a Costa do Sol, enquanto região turística, é a mais robusta do Brasil pela diversidade de categorias. A (Cabo Frio, Búzios e Macaé); B (Saquarema, Arraial do Cabo e Rio das Ostras); C (Maricá, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Casimiro de Abreu); D (Quissamã); e E (Carapebus).