Evento foi retomado no Rio neste fim de semana e reuniu representantes do estado e dos municípios fluminenses
Um dos maiores eventos esportivos do Rio de Janeiro: a Stock Car Pro Series, retomou as atividades neste domingo (10), depois de dez anos. A principal categoria de corrida a motor da América Latina voltou à capital fluminense para um evento inédito: o GP Galeão. O evento reuniu representantes do estado e dos municípios fluminenses, entre eles o prefeito Alexandre Martins, que tem o projeto de construir um autódromo em Búzios para colocar o balneário na rota do turismo automobilístico.
“É um grande evento, e eu vim conhecer porque nós temos a proposta que está em andamento, vamos licitar o projeto, para fazer o autódromo em Búzios. Eu vim ver de perto como é Stock Car em um município. É importante para o turismo, com divulgação espontânea… E estar aqui vai motivar mais para que a gente, em Búzios, tenha um autódromo de qualidade para trazer esse turista também”, finalizou Alexandre em um vídeo postado em suas redes sociais.
A Prefeitura de Búzios desapropriou, em dezembro de 2021, uma área de quase um milhão de metros quadrados no bairro Baía Formosa para construção de um autódromo. O terreno custou R$ 6 milhões adquirido com o recurso dos royalties de petróleo. O objetivo é que a cidade se torne um centro de desenvolvimento do desporto automobilístico no Brasil.
Sobre a Stock Car Pro Series
Com o apoio institucional do Governo do Estado, da Setur-RJ, TurisRio e Secretaria de Estado de Esportes, as competições deste fim de semana marcaram a terceira fase da temporada 2022 do evento, além da segunda rodada da categoria de acesso à Stock Series. Eventos desse porte movimentam toda a cadeia produtiva do turismo, em especial a hotelaria, bares e restaurantes, além da malha aérea e rodoviária. Esta é a primeira vez que o Brasil recebe uma corrida na pista em um aeroporto internacional em operação.
O novo GP Galeão contou com uma estrutura de alta qualidade. O destaque foi o traçado batizado de Circuito Cacá Bueno, em homenagem ao maior campeão da Stock Car em atividade, com cinco títulos (2006, 2007, 2009, 2011 e 2012). As corridas também celebraram os 70 anos do RioGaleão.
O Estado do Rio de Janeiro tem sua marca na história do automobilismo brasileiro. A cidade de Petrópolis representa a base de algumas das equipes mais importantes do esporte a motor nacional e por muitos anos foi conhecida como ‘A Capital da Stock Car’.