Nesta quarta-feira (8), é comemorado o Dia Mundial dos Oceanos. A data chama a atenção para a importância da conservação dos oceanos e os impactos da poluição na vida marinha. Na cidade de Macaé, uma atividade chamou a atenção de quem passou pela Praia de Imbetiba. Os bueiros da orla foram pintados com a frase “O oceano começa aqui”.
A ação foi realizada por alunos, professores do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/UFRJ), em parceria com a Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal.
A iniciativa visa chamar atenção para as “galerias pluviais, que são a porta de entrada para o oceano e o lixo jogado na rua pode causar impactos importantes para as espécies marinhas”, explicou o secretário de Ambiente, Juninho Luna.
O coordenador do projeto, e professor, Luciano Fischer destacou que com a pintura, as pessoas passam e olham a mensagem ‘O oceano começa aqui’ e começam a se questionar. “Queremos levantar esse questionamento e esse trabalho causa muito impacto nas crianças e jovens, que se importam com a vida marinha, peixes, polvos, tartarugas. E são elas que acabam ajudando nessa reeducação, passando para seus pais, avós e vizinhos. O que importa é sempre pensar nessas gerações futuras, pois são a nossa esperança de um lugar melhor”, comentou Luciano.
Para a aluna do oitavo período de Ciências Biológicas, Bruna Soares, este é um momento de reflexão e mudança de hábitos. “Fazer o descarte correto do lixo pode fazer a diferença e salvar os animais que vivem nos oceanos”, diz.
Dentro da programação do Dia Mundial dos Oceanos e Semana do Meio Ambiente, o Parque Municipal Restinga do Barreto recebeu um mutirão para a realização de atividades como: manutenção das trilhas do Parque e das lagoas didáticas; produção e restauração de placas indicativas; confecção de instrumentos musicais recicláveis e naturais e catalogação das espécies. O Parque Municipal Restinga do Barreto é o único, no mundo, com características urbanas, de vegetação exclusivamente de restinga.
As ações em prol da Semana do Meio Ambiente na cidade começaram no sábado (11) como uma exposição de trabalhos de professores e alunos do Nupem, sobre animais em extinção, manguezais, tartarugas marinhas.