Imagine apreciar o amanhecer na praia de João Fernandinho, em seguida, participar de uma pesca artesanal e, na sequência, voltar para casa (no caso, para o hotel) com um peixe fresco para o almoço. Essa é uma das experiências oferecidas pelo Vila da Santa Boutique Hotel, entre a praça e a praia dos Ossos, aos seus hóspedes. A refeição garantida na puxada de rede é preparada pela equipe do restaurante La Gare ao gosto do cliente. E, caso prefira, ele mesmo pode assumir o fogão em uma cozinha artesanal disponível na hospedagem.
“Somos um hotel de luxo porque nos preocupamos com os detalhes, mas nossa essência é a da simplicidade, da valorização da cultura e da natureza que nos cerca. Estimulamos nossos hóspedes a andarem a pé, a apreciarem o pôr do sol, a saírem pelo mar de stand up paddle, de caiaque, de canoa havaiana… a conhecerem a história e a arte local, a terem experiências com a comunidade”, explica Yurianna Kim, gerente Geral do hotel. No Vila da Santa, o conceito de ‘boutique’ vai além de uma referência às peças de decoração, que podem ser adquiridas pelos clientes. Elas são obras de artistas locais (nativos e moradores), como os barquinhos coloridos que abrigam os amenities dos banheiros (produção de um pescador morador dos Ossos), as esculturas gigantes de Ivone R e os trabalhos incríveis em madeira de Ranieri, de José Gonçalves.
Para se jogar na cultura e na história de Búzios, o hotel sugere aos hóspedes participarem de uma caminhada na companhia de mulheres caiçaras, tendo como cenário as praias do Canto, da Armação e dos Ossos, com direito a muitos casos e curiosidades sobre a origem da antiga vila de pescadores. Além da aula, elas também cuidam do almoço tipicamente buziano servido depois do passeio, na Casa das Caiçaras, no belo Beco da Brava.
Por falar em mulheres, uma dica só para elas: em datas específicas, o Vila da Santa promove o Detox da Alma, uma imersão de três dias com massagem, aula de yoga, meditação, passeio de canoa havaiana, palestra de astrologia, vivências e roda de apresentação com fogueira, além de almoço e jantar veganos/vegetarianos preparados no La Gare. Vale a pena ficar atenta às próximas edições, uma vez que a deste fim de semana (22 a 24/09) já está com as vagas esgotadas.
Nas noites de sábado, além de oferecer jantar com música ao vivo no restaurante do hotel (aberto ao público), o Vila da Santa incentiva os hóspedes a, antes, subirem as escadas que levam à igrejinha de Santana, que fica ao lado da hospedagem. É quando acontece a bela missa cantada, às 20h. Mais que uma manifestação de fé, o ritual é uma excelente chance de agradecer pelas incríveis experiências.
Roteiros de Charme
Integrante da Associação Roteiros de Charme, o Vila D´este completou 30 anos em 2022. Para celebrar e reafirmar sua relação de amor com a cidade, o hotel, que era um antigo casarão rural debruçado sobre a Orla Bardot, adotou um novo slogan: ‘Búzios Original’ – até então, a marca utilizada era ‘Handmade Hospitality’.
Em sua terceira geração, o Vila D´este vem colecionando experiências que encantam hóspedes e moradores da península. Tudo começou com o Altto Ristorante, reinterpretação da gastronomia italiana com toques contemporâneos, instalado em um deck perfeito para apreciar o pôr do sol. O espaço ganhou piscina com hidromassagem, bar e solarium, tornando-se palco para eventos e um novo point buziano. “O deck é o coração do hotel, onde tudo acontece e se conecta, sendo cenário para algumas experiências singulares que criamos”, conta Gabriel Ronchi Angelo, diretor do hotel.
Entre elas estão o Jazzy Night, que acontece às quintas-feiras, a partir das 17h. O evento, que une jazz e vinho, agradou tanto que ganhou, neste ano, a versão Jazzy Wine Night, que alia, além de música, um menu de três tempos harmonizado com vinhos da adega da propriedade. O deck também é cenário para o Sunset Lounge, com DJ animando as tardes de sábado, a partir das 17h, com direito a drinks e vista privilegiada para o entardecer.
Na planta abaixo do deck fica a famosa piscina de borda infinita e formato caracol. Por ali, funciona a Vermuteria Artesanal. Trata-se de um minibar em formato de carrinho que serve quatro drinks à base de vermutes e bitters brasileiros (Eclipse, Altto Tonic, Me Piace e Al Mare), todos 100% orgânicos e inspirados em algumas regiões da Itália. A ação, que era para acontecer somente no verão, fez tanto sucesso que foi incorporada permanentemente. Salute!
Também integrante da Associação Roteiros de Charme, o Pedra da Laguna Hotel Boutique & Spa fica a poucos passos da Ponta da Lagoinha, um dos cenários mais encantadores de Búzios, emoldurado por gigantescas formações rochosas. “É em meio a essa paisagem única que convidamos nossos hóspedes a desfrutarem de uma das muitas experiências oferecidas pelo hotel: um piquenique ao entardecer, com comidinhas deliciosas e muito brindes”, conta Márcio Pifano, diretor do Pedra da Laguna.
Caso a preferência seja por uma experiência ainda mais romântica, todos os caminhos levam a um jantar especial no Espaço Tânger, inspirado na arquitetura e nas cores do Marrocos, rodeado por jardins com palmeiras exóticas. E, que tal, ao acordar, tomar o café da manhã na pérgola da piscina, seguida por uma massagem no Ananda Spa?
Privacidade & Exclusividade
Com localização estratégica, o Insólito Hotel Boutique & Spa é garantia de privacidade com os pés na areia da praia da Ferradura. Por lá, as experiências têm como proposta a exclusividade, que pode começar já na escolha da suíte – uma delas oferece piscina de borda infinita com vista para o mar.
O dia segue com massagens e piquenique à beira-mar e, quando a noite cai, a experiência é gastronômica. No restaurante A Galeria (aberto ao público), o convite é por uma viagem ao mundo da arte e da boa mesa através de menus inspirados no Brasil, Espanha, França, Japão e Itália. Em cada um, o chef faz referência às cores, formas e obras dos artistas Tarsila do Amaral, Monet, Salvador Dali, Katsushika Hokusai e Sandro Botticelli.
Há quase 50 anos, o Casas Brancas Boutique Hotel & Spa é sinônimo de encanto para quem passa pela Orla Bardot. Descanso, bem-estar e alta gastronomia são os pilares das experiências por lá. Aula de Yoga, Reiki, Mat Pilates, meditação, alongamento, massagens e terapias no spa garantem o relaxamento dos hóspedes que, com poucos passos, chegam a um dos mais conceituados restaurantes de Búzios.
No 74 Restaurant (aberto ao público), o menu surpresa de três ou cinco passos é desenvolvido na hora, utilizando o que há de mais fresco na cozinha. No almoço, no jantar e, em especial ao pôr do sol, surpreender é a aposta do chef Gonzalo Vidal.
“Caçula” dos hotéis de luxo aqui citados, o A Concept Hotel & Spa, na praia de Manguinhos, é uma experiência por si só. À beira-mar, espalha-se por uma área de 36 mil metros quadrados com jardins criados pelo paisagista Fernando Chacel, sucessor de Burle Marx. Na paisagem, a diversidade das floras nacional e internacional em meio a campos floridos e, no incrível interior das áreas construídas, obras de arte de Vik Muniz e móveis italianos.
Com águas tranquilas e ventos constantes, Manguinhos reúne as condições perfeitas para a prática de esportes náuticos como windsurf, wakeboard, kitesurf, stand up paddle e caiaque. Para os fãs de velocidade, o hotel oferece jet ski e passeios de lancha pelas ilhas buzianas, com direito a café da manhã, brunch ou chá da tarde a bordo. Em terra firme, a pedida é a fatbike, perfeita para pedalar nas areias da praia durante o pôr do sol.
A alta gastronomia não poderia ficar de fora do menu de experiências. No restaurante Ban Thai (aberto ao público), os cardápios levam a assinatura do chef Marcos Sodré. Para o almoço, a carta traz pratos modernos da culinária mediterrânea e, para o jantar, receitas contemporâneas influenciadas pela culinária tailandesa. O cenário sofisticado fica ainda mais surpreendente com a vista panorâmica da praia de Manguinhos, que exagera na paleta de cores quando o sol se põe.