A prática está presente na vida de cristãos desde o século 4
É na quarta-feira de cinzas que inicia um período reflexivo para os cristãos: a Quaresma. Durante 40 dias inúmeros deles se dedicam à reflexão e se recolhem para orações, penitências e crenças para relembrar os dias em que Jesus Cristo esteve no deserto e os sofrimentos que passou ao ser crucificado. A cor deste período é o roxo que simboliza a dor e sofrimento, enquanto a quarta de cinza lembra o final da própria mortalidade. Este período que iniciou na quarta-feira (2) terminará no dia 14 de abril, na Páscoa.
Durante esse tempo é tradição não comer carne vermelha. Os apegados a tradições trocam as carnes como bife por peixes. Além das tradições mais antigas que sugerem a privação de alguns prazeres durante toda a Quaresma. Há quem renuncie doce, refrigerantes, álcool e até mesmo quem faça votos de silêncio.
Na Bíblia o número quarenta é citado de várias vezes, são períodos de 40 dias ou 40 anos que antecedem fatos importantes no cristianismo. Como por exemplo, 40 dias de dilúvio da Arca de Noé; 40 dias de Moisés no Monte Sinais; 40 dias de Jesus no deserto, antes do início do ministério; 40 anos de peregrinação do povo de Israel no deserto.
Em Búzios, está sendo preparado um material com histórias, contos e crenças sobre esse período pela Secretaria de Cultura. As curiosidades serão divulgadas no Instagram oficial da pasta.