Search
Degradê com CSS

Com medidas radicais cidadezinha italiana controlou o coronavírus

xveneza.jpg.pagespeed.ic.HwD2QCP4Ti

‘É duro, mas medidas radicais funcionam’, diz pesquisador

Ana Lucia Azevedo – O Globo

No meio ao caos da Itália, atual epicentro global da pandemia, uma pequena cidade e uma universidade mostraram que controlar o coronavírus é possível.

Funcionário higieniza ruas de Veneza, na Itália, uma das cidades afetadas pelo coronavírus. Foto: MARCO SABADIN / AFP

Vizinha à Veneza, Vo Euganeo, no Vêneto, está numa das áreas mais castigadas pela Covid-19. Foi lá que em 21 de fevereiro se registrou a primeira morte na Itália. Mas há uma semana a cidadezinha de 3.300 habitantes não registra casos novos. “É o lugar mais seguro da Itália”, disse o governo do Vêneto, Luca Zaia, à mídia italiana.

Com a ajuda da Universidade de Pádua, Vo Euganeo conseguiu controlar o avanço do coronavírus com testes em massa e quarentena radical. Agiu antes do vírus se espalhar.

Aconselhadas pelos cientistas de Pádua, as autoridades locais testaram todos os habitantes na segunda semana de fevereiro, quando surgiu um infectado, que acabou por morrer. Descobriram que 3% deles estavam infectados, embora nenhum tivesse sintomas. Todos foram colocados imediatamente em isolamento.

A decisão foi colocar em dias toda a cidade em quarentena, antes do resto do Vêneto. Em março, a taxa de infectados havia caído para 0,3% e agora nenhum caso novo foi registrado.

— É duro, mas medidas radicais funcionam — disse o pesquisador da Universidade de Pádua, Andrea Crisanti.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tricampeão Mundial de Longboard representa Búzios no REMA WSL Saquarema Surf Festival

Macaé publica primeira convocação do concurso público de 2024 com 100 novos chamados

Búzios tem 83% de ocupação hoteleira para Semana Santa e expectativa é de alta até o feriado

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!