A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras está reforçando o apelo para que os banhistas não entrem na Lagoa do Iriry, que também é conhecida por “Lagoa da Coca Cola”. O lugar está considerado impróprio para banho, segundo o relatório mais recente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do dia 5 de janeiro.
Em resposta ao contato feito Portal, a Prefeitura informou que instalou placas no local para alertar os banhistas e divulgou a informação nos veículos oficiais, bem como vem esclarecendo a imprensa e a população sobre a situação da Lagoa. O Governo Municipal agora espera a divulgação do novo laudo do Inea, que deve ser divulgado na próxima semana.
O resultado da última coleta apontou índice de coliformes fecais acima do permitido pela legislação, que é de 2.500 NMP/100 ml. As duas amostras coletadas apresentaram 540 mil NMP/100 ml e 2.700 NMP/100 ml.
Quando ao PH, as amostras coletadas apresentaram índice 9 (quiosques) e 9,52(Barra Arenosa), enquanto o máximo permitido nesses pontos é de 6 e 9, respectivamente.