Search
Degradê com CSS

Com entrega de poucas doses, Búzios não avança vacinação para adolescentes

Município disse que quantitativo não é suficiente para atender toda a faixa etária de 18 anos junto com as repescagens

Desde o início do mês, a vacinação contra a Covid-19 em Búzios é voltada para pessoas da faixa etária de 18 anos e repescagem de quem perdeu o calendário. Diferente de alguns municípios vizinhos que já estão aplicando os imunizantes em adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, a cidade buziana deve começar na próxima semana.

A Secretaria de Saúde explicou que o quantitativo de doses da vacina não foi suficiente até o momento para que o calendário de vacinação avançasse. A última remessa recebida foi na quarta-feira (15), 530 unidades da vacina.

“O município continua recebendo doses por semana de imunizantes. Para o avanço na vacinação, dependemos de doses suficientes enviadas pela Secretaria de Saúde do Estado. Mas acreditamos que para a próxima semana conseguiremos avançar na vacinação dos adolescentes com comorbidades”, disse um trecho da nota.

Na quinta-feira (16), o município divulgou o  Vacinômetro, boletim de pessoas vacinadas na cidade. Segundo o levantamento,  27.925 pessoas foram vacinadas até o momento. Do total de vacinados 1.303 são profissionais da saúde;  5.876 são pessoas idosas; 1.369 Quilombolas; 91 deficientes; 448 gestantes/puérperas; 553 profissionais da Educação; 196 Profissionais da Força de Segurança; 3.268 portadores de comorbidades; 14.768 pessoas vacinadas na faixa etária 59 a 18 anos; 24 Profissionais da Limpeza Urbana; 12 trabalhadores portuários; 10 moradores em situação de rua; e 07 cuidadores. 

Imunização adolescentes

O Ministério da Saúde recomendou a suspensão da vacina contra à Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, aqueles que não apresentam algum fator de risco. Essa orientação foi publicada na quarta-feira (15), por meio da Nota Nº 1/2021- SECOVID/GAB/SECOVID/MS, com base em uma recomendação da Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A pasta argumentou que a orientação é baseada, entre outros fatores, em evidências científicas que consideram o baixo risco de óbitos ou casos mais graves da Covid-19 neste público.

O município de Cabo Frio informou nesta sexta-feira (17) que a partir da próxima semana, terça-feira (21) só vai vacinar adolescentes com comorbidades ou deficiência permanente atendendo a recomendação do Governo Federal.

Maricá já vacinou com a primeira dose os adolescentes do grupo prioritário e nesta sexta (17) e sábado (18) iria abrir para os adolescentes de 14, 13 e 12 anos sem comorbidades, mas suspendeu o cronograma. Macaé também interrompeu o calendário para esse mesmo público e mesma faixa etária que aconteceria também nesta sexta e sábado.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

Sete são detidos em operação contra quadrilha que tentou matar idoso em Búzios

Sete presos e arma apreendida em operação no bairro José Gonçalves, em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!