Pular para o conteúdo
Search

Com cidade lotada, fiscalização ambiental se desdobra para coibir irregularidades em Búzios na passagem de ano

Secretário de Ambiente e Urbanismo afirma que som alto e lançamento de efluentes estão na mira dos fiscais


Para uma cidade de apelo turístico como Armação dos Búzios, que recebe muitos visitantes durante todo o ano, não é simples a tarefa de botar freio aos abusos e ilegalidades cometidas no campo ambiental. Em um período em que a população mais do que quintuplica, como o de fim de ano, a situação se complica bastante. Ciente da dificuldade, o secretário municipal de Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, disse para a reportagem da Prensa que a fiscalização está atuando em tempo integral para tentar impedir irregularidades e crimes contra a natureza.


Segundo o secretário, as equipes estão na rua para tentar “atender o que for possível”. Contudo, ele reconhece que nem todas as denúncias podem ser apuradas por causa do volume de trabalho nesta época, que inclui o trabalho interno e administrativo dentro da secretaria.

Local parecia estar sendo preparado para servir de frente para uma casa de eventos

“Esse é um período difícil, a cidade aumenta em mais de cinco vezes o tamanho da população. Então temos problemas de som alto, lançamento de efluentes e outros. Nossa fiscalização está escalada 24 horas. Estamos tentando coibir dentro da possibilidade”, disse o secretário, elencando quais as principais irregularidades encontradas.


Reunião para criação de Monumento Natural é adiada


Enquanto está às voltas com problemas imediatos como a fiscalização ambiental no período da passagem de ano, o secretário Evanildo Nascimento pensa na nova data para a segunda audiência pública com o objetivo de criação de um Monumento Natural na costa rochosa entre as praias de João Fernandes e Brava. A reunião que seria realizada na última quarta (28) foi adiada por causa da morte do guarda ambiental Paulo Henrique Rêgo.

A nova data ainda não foi definida, mas o secretário aprovou o encaminhamento do primeiro encontro, que foi realizado no último dia 21.

“A primeira reunião foi muito boa, tivemos a participação dos vereadores, do presidente da Colônia de Pesca. A gente pôde apresentar o projeto e também as ações da secretaria, com a intenção de manter mais uma unidade de conservação no município, e com isso fomentar o ecoturismo na cidade”, explica.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Búzios apresenta programação especial para o feriadão

Argentina vota contra resolução da ONU sobre prevenção da violência contra mulheres e meninas

Descubra como o yoga fortalece a saúde do homem

STJ permite cultivo de cannabis para fins medicinais em decisão histórica

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.