Durante live da Prensa, na noite desta quarta-feira (16), o prefeito José Bonifácio disse que, apesar do burburinho de que o prédio será sede da Secretaria de Educação, a ocupação ainda não está definida
Nos últimos dias circulou em Cabo Frio que a Escola Municipal Américo Vespúcio, localizada no bairro Parque Burle, irá encerrar turmas para dar lugar a sede da Secretaria de Educação. Durante a live realizada pela Prensa, nesta quarta-feira (16), o prefeito José Bonifácio falou sobre o tema educação e, entre os assuntos, confirmou que existe a possibilidade de alunos e servidores serem realocados para a Escola Municipal Professor Edilson Duarte, no Jardim Caiçara, ou em unidades próximas, devido à baixa demanda, mas ressaltou que a ocupação do prédio ainda não foi definida.
“A Escola Américo Vespúcio está com poucos alunos e com muita estrutura. Não tem sentido manter os custos que são altos. Ainda estamos vendo o que vai ser instalado no prédio. Eu queria que o espaço fosse cedido para a Universidade Federal Fluminense (UFF), que já ocupou o prédio anteriormente com o curso de administração à noite, mas que, não sei os motivos, saiu de Cabo Frio, e hoje a UFF está em Rio das Ostras. Mas a secretaria de Educação também está muito mal instalada no prédio localizado no bairro Itajuru. Ainda estamos definindo”, disse o prefeito.
A Secretaria de Educação informou em nota que a unidade escolar tem apresentado significativa redução no número de alunos matriculados, movimento identificado pela pasta desde 2012. Para o ano letivo de 2022 são apenas 321 alunos matriculados. A escola tem capacidade para 900 estudantes e apresentou queda no número de matrículas de 822, em 2012, para 301, em 2022.
A pasta diz ainda que o assunto está sendo discutido com a comunidade escolar. Em uma reunião que ocorreu durante a semana, na escola, a secretária, Elicéa da Silveira, apresentou o panorama ao corpo docente e busca soluções, entre elas, o remanejamento de alunos e servidores para unidades próximas, como a Escola Edilson Duarte, capaz de absorver a demanda.
Os servidores participaram de forma ativa e apresentarão, em nova reunião a ser agendada, as demandas da categoria em relação ao tema. A Secretaria de Educação reforçou que toda a movimentação, se houver, será discutida com a equipe técnica da pasta e com a comunidade escolar, sem prejuízo para os servidores e alunos da unidade escolar.
A escola tem uma estrutura de refeitório, biblioteca, auditório, quadras esportivas, laboratório de informática, sala de leitura, boa parte do pátio coberto. Nas redes sociais a comunidade escolar começou a se movimentar pedindo para que o município não feche a escola, que foi reformada recentemente.
Que notícia triste, mas o Américo vai vencer!!!!!!,
É verdade ? Me recusei a acreditar qdo vi a notícia, pensei que fosse fake.
Não dá pra acreditar, a escola tá linda, toda reformada.
Uma covardia o que estão fazendo, e a reforma foi feita já na intenção pq não colocaram o nome no muro da escola, esse é o governo que muitos da educação apoiaram dizendo que ele era o melhor prefeito que a educação já teve.
Assista a live na íntegra clicando aqui.