As filas nos postos e nas unidades de emergência de saúde afastaram a falsa sensação de normalidade, em meio à pandemia de covid-19. O aumento no número de casos registrados nas últimas semanas indicam que o pior pode ter passado, graças à vacinação, mas que o problema ainda não acabou, visto o surgimento de novas variantes no país. Nos municípios da área de cobertura da Prensa, não há confirmação de infecções pelas novas cepas, mas os governos municipais fazem campanhas para incentivar os cidadãos a tomar a dose de reforço como forma de prevenção contra a doença.
Em Armação dos Búzios, por exemplo, o município tem registrado um aumento dos casos de covid a partir da primeira semana do mês de novembro. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, a cobertura vacinal na cidade é ampla quando se trata da primeira (118,22%) e segunda dose (98,84%), mas quando se trata da dose de reforço, o índice cai pela metade.
Com a terceira dose, foram vacinadas 14.224 pessoas, correspondente ao percentual de 50,65% . E com a quarta dose, 5.076 pessoas foram vacinadas, correspondendo a 17,88% da população. Sendo assim, o município está fazendo esforços para aumentar a cobertura vacinal. Entre as medidas de controle sanitário está o uso de máscara dentro das unidades de saúde, mas o município segue analisando e acompanhando o número de casos de covid-19. Sendo assim, mudanças podem ser feitas a qualquer momento, a depender do cenário epidemiológico.
Na vizinha Cabo Frio, o momento também é de cautela. Nos primeiros 14 dias de novembro foi registrado aumento de 111%, com relação ao mesmo período do ano passado. Até o momento, foram registrados 196 casos positivos para covid-19, enquanto em 2021, foram registrados 93 casos da doença. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, na primeira quinzena de novembro, a média registrada foi de 14 casos positivos por dia. No mesmo período do ano passado a média foi de 6,64 casos.
Investindo em campanhas de conscientização, a Secretaria Municipal de Saúde destaca a importância de o cidadão manter o calendário vacinal em dia. Até o último dia 8, foram vacinadas 67.079 pessoas acima de 12 anos com a dose reforço. Com a segunda dose reforço foram 24.685 pessoas acima de 12 anos. Já com a segunda dose foram 126.029; e com a primeira dose 137.784 munícipes.
Por meio de nota, a Prefeitura de Cabo Frio informou que “mantém rigoroso monitoramento dos casos e que o uso de máscara é previsto em Decreto Municipal Nº 6.832, de 27 de abril de 2022, que estabelece como obrigatória a proteção facial para as pessoas com suspeita ou confirmação da doença, além dos ambientes fechados ou abertos, como também em unidades de saúde, farmácia, e transporte coletivo público”.
MARICÁ AMPLIOU TESTAGEM PARA DIAGNÓSTICO
Na Região Metropolitana, Maricá registrou taxa de positividade para covid-19 está em 35,6% e a média móvel (últimos sete dias) em 12,5%, apresentando tendência de alta. Sobre o número de testes, em novembro foram feitos 865 testes. Aproximadamente dois em cada dez testes foram positivos para covid-19 neste mês.
O município ampliou a oferta de testes rápidos de detecção da doença em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), abrangendo todo o território de Maricá. Todas as USF realizam os testes de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, mediante agendamento pelo site bit.ly/testecovidmarica. Para ser testado, é preciso apresentar sintomas há pelo menos três dias, como febre, tosse, dor de cabeça e garganta inflamada.
Nas unidades de saúde, uma corrida por vacinas. O aumento foi de 350% na procura pelo imunizante nas primeiras semanas de novembro, comparado a outubro. Cerca de mil pessoas completaram o esquema vacinal neste período na última semana. Importante destacar que Maricá segue aplicando a primeira e a segunda dose de reforço (terceira e quarta dose) para a população com 18 anos ou mais. Os adolescentes de 12 a 17 anos (incluindo imunossuprimidos) devem receber um reforço, com intervalo de quatro meses da segunda dose. Já para as crianças de 3 a 11 anos estão previstas duas doses da vacina.
Em virtude do aumento dos números de casos da covid-19, o comitê técnico da Prefeitura de Maricá está reunido para traçar novas estratégias de contenção ao vírus, seguindo as indicações da Sociedade Brasileira de Infectologia e Ministério da Saúde.
Por sua vez, em Macaé, município conhecido pelo intenso mercado offshore,ao mesmo tempo em que houve aumento na incidência da Covid-19, de casos novos, e de internação ( maioria em enfermaria), o município não atingiu a meta de vacinação do público-alvo com a dose de reforço: apenas 53,79 % recebeu a dose de reforço 1. Dado o cenário, a Secretaria de Saúde avalia a necessidade da volta da obrigatoriedade de máscara.