Pular para o conteúdo
Search

Com aumento dos casos de Covid, procura por primeira dose aumenta em Búzios

Imagem: Reprodução

Um ano após início da vacinação, ainda tem pessoas que não cumpriram o calendário vacinal

A Secretaria de Saúde de Búzios notou um aumento na procura pela primeira dose após os índices de pessoas com Covid-19 no município terem subido. Somente neste mês de janeiro, 766 pessoas testaram positivo na cidade, além de um caso confirmado da variante Ômicron. A Prefeitura montou uma estratégia para todas as Unidades Básicas de Saúde ofertarem a imunização durante a semana, sem necessidade de aguardar uma data de repescagem.

Segundo o município, a primeira dose (D1) já ultrapassou a quantidade de moradores estipulada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e já atingiu 115,40 %. A segunda dose (D2) soma 93,37 % e a dose de reforço (D3) 21,46 %, cronograma divulgado semanalmente por faixa etária.

“O município de Búzios tem alta taxa de vacinação. Muitas pessoas quando viram o aumento de casos da variante Ômicron tomaram a decisão correta de procurar o serviço de saúde para se vacinar. Quem, por algum motivo, seja medo ou preocupação e até desinformação, não tenha tomado a primeira ou até a segunda dose para maiores de 12 anos, pode procurar as unidades de saúde, sempre a partir das 14h”, reforçou o secretário, Leonidas Heringer.

O município também começou nesta segunda-feira (24) a vacinação para crianças da faixa etária de 5 a 11 anos de idade. O primeiro grupo a ser vacinado é o de crianças com deficiência permanente. Os pais ou responsáveis devem comparecer à sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a partir das 10h.

Balanço vacinação das cidades

Na semana passada a Região da Costa do Sol celebrou um ano do início da vacinação. Apesar da taxa de contágio da Covid-19 ter voltado a subir, a vacinação foi fundamental para que os sintomas se tornassem leves e diminuíssem as internações. Mas esse quadro é inverso quando se trata de quem não tomou a primeira dose ou não completou o calendário vacinal. As cidades da região conseguiram alcançar a maioria dos públicos-alvo, mas continuam disponibilizando as doses para quem optou só agora entrar para o grupo dos imunizados.

Cabo Frio atingiu cerca de 68,9% das pessoas com primeira dose, 54,3% com duas doses foram, e 8,9% com a dose de reforço. Arraial do Cabo, por outro lado, já vacinou 90% da população com a primeira dose, para quem ainda tomou a vacina está sendo aplicada todos os dias na Associação dos Aposentados, na Praia dos Anjos, e nos Postos de Saúde dos Distritos, das 9h às 16h.

Maricá também atingiu cerca de 90% da população acima dos 12 anos. E segundo a Prefeitura, a procura pela primeira dose está baixa. O município mantém a repescagem para a primeira dose de segunda a sexta, das 9h às 16h, em todos os polos de vacinação.

Iguaba Grande possui uma taxa de 96% da população que recebeu a primeira dose e 89% do público que já tomou a segunda dose, por enquanto cerca de 63% já teve a dose de reforço aplicada.

Em Rio das Ostras, a procura pela primeira dose diminuiu com o alcance de 82,78% da população vacinada, mas ainda está recebendo demanda de atendimento diariamente para este público. Considerando dados de estimativa populacional e do último vacinômetro publicado em 11 de janeiro, 17,22% ainda não receberam a primeira dose. A repescagem acontece diariamente para a população maior de 12 anos, de 8 às 16h, em dois Polos da Cidade, Iate Clube e ESF Âncora.

Em São Pedro da Aldeia informa que houve um aumento de pacientes com síndromes gripais com maior procura pela vacinação contra a Covid-19, e que, no momento, estima que cerca de 4 mil pessoas não se imunizaram com a primeira dose (D1). A procura aumentou de 177 doses nos primeiros dias de dezembro para 223 doses em janeiro. A imunização sempre esteve aberta para os moradores que fazem parte do calendário de vacinação, sem repescagens. Todos os públicos inseridos ao longo da campanha podem procurar os postos para receber a vacina.

Arraial do Cabo conseguiu alcançar 90% da população vacinada com a primeira dose. A vacina está disponível todos os dias na Associação dos Aposentados, na Praia dos Anjos, e nos Postos de Saúde dos Distritos, de 9h às 16h.

A vacinação já chegou para as crianças e as cidades da Costa do Sol iniciaram na semana a imunização do grupo-alvo atual.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.