Um ano após início da vacinação, ainda tem pessoas que não cumpriram o calendário vacinal
A Secretaria de Saúde de Búzios notou um aumento na procura pela primeira dose após os índices de pessoas com Covid-19 no município terem subido. Somente neste mês de janeiro, 766 pessoas testaram positivo na cidade, além de um caso confirmado da variante Ômicron. A Prefeitura montou uma estratégia para todas as Unidades Básicas de Saúde ofertarem a imunização durante a semana, sem necessidade de aguardar uma data de repescagem.
Segundo o município, a primeira dose (D1) já ultrapassou a quantidade de moradores estipulada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e já atingiu 115,40 %. A segunda dose (D2) soma 93,37 % e a dose de reforço (D3) 21,46 %, cronograma divulgado semanalmente por faixa etária.
“O município de Búzios tem alta taxa de vacinação. Muitas pessoas quando viram o aumento de casos da variante Ômicron tomaram a decisão correta de procurar o serviço de saúde para se vacinar. Quem, por algum motivo, seja medo ou preocupação e até desinformação, não tenha tomado a primeira ou até a segunda dose para maiores de 12 anos, pode procurar as unidades de saúde, sempre a partir das 14h”, reforçou o secretário, Leonidas Heringer.
O município também começou nesta segunda-feira (24) a vacinação para crianças da faixa etária de 5 a 11 anos de idade. O primeiro grupo a ser vacinado é o de crianças com deficiência permanente. Os pais ou responsáveis devem comparecer à sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a partir das 10h.
Balanço vacinação das cidades
Na semana passada a Região da Costa do Sol celebrou um ano do início da vacinação. Apesar da taxa de contágio da Covid-19 ter voltado a subir, a vacinação foi fundamental para que os sintomas se tornassem leves e diminuíssem as internações. Mas esse quadro é inverso quando se trata de quem não tomou a primeira dose ou não completou o calendário vacinal. As cidades da região conseguiram alcançar a maioria dos públicos-alvo, mas continuam disponibilizando as doses para quem optou só agora entrar para o grupo dos imunizados.
Cabo Frio atingiu cerca de 68,9% das pessoas com primeira dose, 54,3% com duas doses foram, e 8,9% com a dose de reforço. Arraial do Cabo, por outro lado, já vacinou 90% da população com a primeira dose, para quem ainda tomou a vacina está sendo aplicada todos os dias na Associação dos Aposentados, na Praia dos Anjos, e nos Postos de Saúde dos Distritos, das 9h às 16h.
Maricá também atingiu cerca de 90% da população acima dos 12 anos. E segundo a Prefeitura, a procura pela primeira dose está baixa. O município mantém a repescagem para a primeira dose de segunda a sexta, das 9h às 16h, em todos os polos de vacinação.
Iguaba Grande possui uma taxa de 96% da população que recebeu a primeira dose e 89% do público que já tomou a segunda dose, por enquanto cerca de 63% já teve a dose de reforço aplicada.
Em Rio das Ostras, a procura pela primeira dose diminuiu com o alcance de 82,78% da população vacinada, mas ainda está recebendo demanda de atendimento diariamente para este público. Considerando dados de estimativa populacional e do último vacinômetro publicado em 11 de janeiro, 17,22% ainda não receberam a primeira dose. A repescagem acontece diariamente para a população maior de 12 anos, de 8 às 16h, em dois Polos da Cidade, Iate Clube e ESF Âncora.
Em São Pedro da Aldeia informa que houve um aumento de pacientes com síndromes gripais com maior procura pela vacinação contra a Covid-19, e que, no momento, estima que cerca de 4 mil pessoas não se imunizaram com a primeira dose (D1). A procura aumentou de 177 doses nos primeiros dias de dezembro para 223 doses em janeiro. A imunização sempre esteve aberta para os moradores que fazem parte do calendário de vacinação, sem repescagens. Todos os públicos inseridos ao longo da campanha podem procurar os postos para receber a vacina.
Arraial do Cabo conseguiu alcançar 90% da população vacinada com a primeira dose. A vacina está disponível todos os dias na Associação dos Aposentados, na Praia dos Anjos, e nos Postos de Saúde dos Distritos, de 9h às 16h.
A vacinação já chegou para as crianças e as cidades da Costa do Sol iniciaram na semana a imunização do grupo-alvo atual.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.