Pular para o conteúdo
Search

Com alto índice de infestação do Aedes aegypti, Búzios intensifica mutirões de combate ao vetor

O apoio da população é fundamental para combater o mosquito. Foto divulgação

Segundo o município, o número de casos registrados é considerado abaixo da média, mesmo no período de maior risco

A Prefeitura de Búzios divulgou nesta sexta-feira (29) os dados do índice do levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Liraa). Segundo o município, o índice de infestação do mosquito na cidade está atualmente em 4,5%, número acima do tolerado pelo Ministério da Saúde, sendo 75% dos focos encontrados dentro das residências. Porém o número de casos registrados de arboviroses ficaram abaixo da média, mesmo no período de maior risco, totalizando dez casos, entre os meses de março e abril. Embora a situação esteja controlada, o município intensificou os mutirões de busca e eliminação de criadouros do vetor.

As arboviroses são doenças típicas do período do verão, sendo o maior risco de contaminação entre janeiro e março, com tendência a diminuição no mês de abril. Os locais de maior incidência são reservatórios de água de geladeira, caixas d’água ligadas à rede, vaso sanitário, ralinhos de banheiro e bebedouros de animais, e, principalmente, em bromélias de jardim. Outra questão são os chamados “materiais rolantes”: pneus, pratinho de plantas, tampa de garrafas, tonéis, bacias ou baldes com água de chuva. Por isso o apoio da população é fundamental para combater o mosquito.

Desde a semana passada, o trabalho dos Agentes de Controle de Endemias (A.C.E) foi intensificado por meio de visitas domiciliares diárias, ações de bloqueio em casos suspeitos, controle de pontos estratégicos e atendimentos a reclamações. O trabalho é realizado de segunda a sexta-feira ao longo de todo o ano, mas com os mutirões há um foco maior de ação junto à população, no combate à dengue e outras arboviroses.

Divido por zonas, que seguem um cronograma montado a partir dos dados obtidos por meio do índice do Liraa e o Índice de Infestação Predial (IIP), as equipes percorrem bairro por bairro do município, e os agentes visitam todas as casas, com auxílio dos moradores. Os agentes vistoriam casas e quintais para identificação de possíveis criadouros do mosquito, realizam coleta, colaboram na eliminação dos focos, e reforçam as orientações de prevenção.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.