Search
Degradê com CSS

Colheita de feijão em Macaé deve alcançar 50 toneladas em 2025, maior resultado da década

Assentamento Celso Daniel concentra 35 toneladas; produção será destinada principalmente à merenda escolar
Colheita recorde de feijão no assentamento Celso Daniel / divulgação
Colheita recorde de feijão no assentamento Celso Daniel / divulgação

A colheita de feijão em Macaé deve atingir a marca de 50 toneladas até o fim deste ano, o maior volume registrado na última década. Do total, 35 toneladas são provenientes do Assentamento Celso Daniel, que concentra a maior produção do município. Os números superam o recorde anterior, de 2014, e serão decisivos para o abastecimento da merenda escolar.

O ciclo de cultivo do feijão dura cerca de 90 dias, e, segundo a Prefeitura, o resultado só foi possível graças ao suporte oferecido aos agricultores, que inclui preparo do solo, correção, adubação, aragem, gradagem e fornecimento de maquinário.

A agricultora Viviane de Freitas Rocha, do sítio Cantinho da Mayara, destacou a importância da assistência: “Sem o suporte da prefeitura não teríamos conseguido. Contamos com todo o apoio necessário, incluindo o trator e os implementos que foram fornecidos. Estamos muito satisfeitos com os resultados”.

O presidente da Associação do Assentamento Celso Daniel, José Ribamar Coelho, o “Gaúcho”, também ressaltou o impacto do apoio público: “Sem ele não seria possível atingir a atual escala de produção. Graças ao suporte, triplicamos nossa capacidade produtiva. Já vislumbramos aumento da produtividade, proporcionando aos agricultores melhor qualidade de vida e sustentabilidade”.

Beneficiamento e logística

Após a colheita, o feijão passa por secagem em lonas, peneiramento e embalagem em pacotes de um quilo, com rótulo personalizado contendo nome do produtor, data de embalagem e validade, dentro dos padrões de qualidade exigidos para a merenda escolar.

De acordo com o técnico agrícola da Secretaria Municipal de Agroeconomia, Daniel Barreto, o beneficiamento leva em média 15 dias adicionais. A logística de transporte dos grãos até as escolas também é responsabilidade da secretaria.

O prefeito Welberth Rezende visitou o Assentamento Celso Daniel e comemorou os resultados: “Celebramos um recorde de colheita. A Prefeitura participou ativamente de todo o caminho do feijão, desde a terra até nossas mesas, fruto do trabalho árduo dos produtores rurais”, comemora.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

ExpoRio Turismo Costa Verde debate futuro do setor e reúne especialistas em Angra dos Reis

“Jantar Por Elas” retorna ao Sobrado da Cidade em setembro para celebrar mulheres invisibilizadas na história do Rio

Praia das Pedrinhas se consolida como refúgio de turismo sustentável em Rio das Ostras

Colheita de feijão em Macaé deve alcançar 50 toneladas em 2025, maior resultado da década

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!