Pular para o conteúdo
Search

Coletivo Griot de Cabo Frio recebe prêmio na ALERJ

Membros do Griot

Palácio Tiradentes, sede da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), no Centro do Rio, virou um grande quilombo na noite desta terça-feira (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos. O Coletivo Griot Grupo de Pesquisa, Difusão e Memória em Tradições Afro, de Cabo Frio, recebeu o prêmio Carolina Maria de Jesus na categoria “Negritude” por sua atuação de 11 anos comprometida com o antirracismo e com o protagonismo, identidade e visibilidade cultural afrocentradas. A premiação foi uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, presidida pela deputada estadual Renata Souza (PSOL).

Membros do Griot

Em todas as categorias, o Griot foi a única representação da Região dos Lagos a receber a honraria. Além de “Negritude”, foram premiados outros 77 grupos, coletivos e associações nas áreas de “Direitos Humanos e Segurança Pública”; “Favela e Território”; “Comunicação”; “Saúde”; “Movimentos Sociais”; “Violência Institucional e Segurança Pública”; “Gênero”; “Educação” e “Cultura”. A idealizadora e responsável pelo grupo, professora Márcia Fonseca “Fulô”, recebeu o prêmio das mãos de Luyara Franco, filha da vereadora Marielle Franco, assassinada em março de 2018. A educadora e ativista falou da emoção e da importância de receber a premiação em uma data tão simbólica.

– É muito emocionante receber a premiação na Comissão de Direitos Humanos da Alerj. Para gente é muito importante, pois fortalece o grupo; nos dá certeza do caminho que a gente deve manter e dos objetivos que a gente quer alcançar. Para gente não poderia ser melhor, ainda mais em um ano tão difícil, de tantas perdas, de tanta transformação social e política. Estamos muito felizes e vamos honrar esse prêmio sempre – declarou Márcia, que também é coordenadora de História e Cultura Afro e Indígena da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio.

Griot e outros participantes do prêmio

Em meio a vários discursos de autoridades, homenagens, apresentações e intervenções artísticas, coube ao Griot encerrar a cerimônia, com uma empolgante roda de jongo e coco feita pelas integrantes do projeto Tambor de Iaiá, que ensaia todas as terças e quintas-feiras para a realização de um grande cortejo carnavalesco, em fevereiro de 2020.

Acompanhe o Griot nas redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/griot.cabofrio/

Instagram: @griot_cabofrio

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.