Search
Degradê com CSS

Colégio Municipal de Búzios pode ser fechado

Paulo Freire Búzios
Foto: Divulgação

Professores do Colégio Municipal Paulo Freire, que fica no bairro Centro, em Búzios, se reuniram na tarde desta segunda-feira (22), às 14h, em frente à unidade, para protestar contra o possível fechamento do estabelecimento de ensino. Segundo alguns professores, alunos do 3° ano estão sendo remanejados para o Colégio Estadual João de Oliveira Botas, na Praia da Armação.

No último dia 15 de janeiro, a Secretaria Municipal fez uma reunião com todos os diretores das escolas para tratar de assuntos referentes à educação na cidade. Em um desses assuntos estava: inclusão do 9° ano na escola; modificação do ensino médio do INEFI e do Paulo Freire, sendo a redução do 3° ano. Houve também uma reunião com a equipe do Colégio Oliveira Botas, onde garantem os alunos transferidos para a unidade estadual estão dentro da logística de Armação dos Búzios.

Sendo assim, representantes do SEPE, Marly da Verdade e Maria Alice, solicitaram uma reunião para explicações no dia 19 de janeiro, no CEPEDE. A secretaria municipal deixou claro que o ensino médio é dever do Estado e deu explicações sobre como seria inserido o 9° ano no Paulo Freira, que seria a partir de 2019.

Levantamento feito pelo SEPE mostra que algumas unidades de educação estão fechando desde 2014. Confira:

  • Darcy Ribeiro (turno da noite) 2014
  • Jose Bento (turno da noite) 2014
  • Cileia Barreto (turmas da noite- turmas de 1 as 5 ano) 2016
  • Cileia Barreto (turno da noite) 2017
  • Inefi (turno da noite) 2017
  • Creche Laurinda/Juvenal 2017 (ESCOLA)

Integrante do quadro de funcionários do Paulo Freire, Luisa Barbosa, desabafou em suas redes sociais. “Não há vagas. É essa a informação recebida a quem vai ao Colégio Municipal Paulo Freire. A escola não abriu turmas de segundo e terceiro ano. Apenas poucas vagas para o primeiro. A tentativa é sangrá-la até que não haja nem quem possa reagir. Daqui a pouco mesmo nós – professores, alunos e funcionários do CM Paulo Freire – não existiremos mais. Arrancarão nossa voz”, afirmou.

Em outubro 2016 um grupo de professores teria descoberto que há um inquérito no MP, que poderia reduzir as vagas na Escola Paulo Freire. Na época a Prefeitura negou.

(Matéria produzida às 10h desta segunda-feira (22), mas por problemas técnicos só pode ser postada às 16h) 

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios sediará Campeonato Brasileiro de Vela Oceânica durante a Búzios Sailing Week 2025

Longa-metragem nacional com Débora Falabella tem cenas gravadas em Cabo Frio com apoio da Prefeitura

Câmara de Búzios aprova reajuste para servidores e criação de novas gratificações

Decisão da Interfarma de vetar congressos em Búzios gera reação e mobilização de autoridades locais

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!