Pular para o conteúdo
Search

Cobertura vegetal da Costa do Peró passa a ser monitorada pelo Programa Olho no Verde

Satélites emitirão alertas de desmatamento, principalmente em áreas de restinga

A cobertura vegetal da Costa do Peró, em Cabo Frio, passou a ser monitorada por satélite através do programa Olho no Verde, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). A partir de agora, os alertas de desmatamento, inclusive da restinga, serão recebidos pela central de monitoramento do INEA, no Rio, e encaminhados para as equipes de fiscalização. As imagens são de alta resolução e vão orientar as operações de campo.

As placas do programa foram instaladas neste sábado no Morro do Vigia, na Praia das Dunas e Pontal do Peró, que integram a Costa do Peró. As placas também chamam a atenção para a Lei 3.467, que pune autores de condutas lesivas ao meio ambiente do Estado do Rio. Além de instalar as placas, o novo chefe do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), Ranieri Ribeiro, também fez visitas técnicas e se reuniu com os Amigos do Peró, que defendem a preservação e o ordenamento da orla do bairro, com foco no meio ambiente e no turismo.

Durante o encontro, Ranieri anunciou a união dos agentes do INEA, das secretarias do Meio Ambiente e do Turismo, além da Guarda Marítima e do Ministério Público, para o combate a crimes ambientais em Cabo Frio. A ação de sábado foi a primeira operação conjunta dos agentes estaduais e municipais:

“Está sendo lançado um novo modelo de gestão, no qual eventuais dificuldades com a falta de recursos humanos e materiais não vão atrapalhar o trabalho de combate aos crimes e ao incentivo à educação ambiental. Contamos com a parceria do Ministério Público, através do promotor Vinícius Lameira. Serão cinco forças unidas para preservar o meio ambiente e consequentemente o turismo de Cabo Frio”, afirmou Ribeiro.

O chefe do PECS recebeu um documento com as reivindicações dos ambientalistas, dos condutores (guias) e moradores do Peró. O primeiro item solicita a intervenção do INEA para que os recursos oriundos da compensação ambiental dos estacionamentos da Praia das Conchas e da Ilha do Japonês sejam revertidos para a Costa do Peró, que sofre os impactos causados pela invasão de veículos. Os estacionamentos ficam em áreas particulares, mas as áreas protegidas do PECS são o destino dos visitantes.

Reunião entre INEA e moradores / foto divulgação

Também foi pedida a organização das trilhas, sobretudo no Morro do Vigia, na Ilha do Japonês e no Pontal do Peró, prevista no Plano de Manejo do PECS; ações para conter o avanço de espécies invasoras na Costa do Peró; e, a presença mais efetiva dos guarda-parques do INEA no local. Presente à reunião, Luane Ferreira, superintendente da Secretaria de Turismo, disse que a trilha do Morro do Vigia já está com seu projeto praticamente pronto.

“É a primeira vez que temos conhecimento de uma união efetiva dos órgãos estaduais e municipais aqui na Costa do Peró, onde estou desde 2012. Esta parceria é muito importante, sobretudo com a chegada da alta temporada, quando há uma invasão de visitantes. Todos esperam que esta união seja duradoura”, comemorou Marta Rocha, dos Amigos do Peró e da Associação do Pontal do Peró.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.