O Clube de Canoa Havaiana HuiHoa de Búzios alcançou uma performance excepcional na última etapa do Circuito Va’a Costa do Sol de Canoa Havaiana 2023, realizado no domingo (12), na Lagoa de Imboassica, em Macaé. A equipe conquistou medalhas de ouro, prata e bronze, destacando-se entre os cerca de 40 clubes participantes, com remadores do Rio de Janeiro até Campos, além de alguns do Espírito Santo.
A competição foi acirrada, com o Clube HuiHoa Búzios subindo ao pódio em diversas categorias. Nas categorias Oc6 Master masculina e Oc6 Master mista, o clube alcançou o lugar mais alto, levando para casa as medalhas de ouro. A performance também foi notável nas categorias Oc6 Open masculina e Oc2 Master masculina, rendendo medalhas de prata. Já nas categorias Oc2 Master masculina e Oc2 Super Open masculina, o clube conquistou o bronze.
Matheus Drumond, atleta buziano e integrante do Programa Bolsa Atleta, brilhou nas largadas das categorias Oc6 Super Open Masculina, conquistando a terceira colocação, e Oc6 Super Open Mista, garantindo a segunda posição.
A Lagoa de Imboassica, palco da competição, possui uma área de cinco quilômetros quadrados, limitando-se ao município de Rio das Ostras e localizando-se a 11,5 quilômetros do Centro da cidade. É importante ressaltar que, de acordo com a Lei Municipal 3013/2007, o uso de embarcações motorizadas não é permitido na lagoa, exceto para uso oficial.
A Canoa Havaiana, esporte que tem a denominação nacionalizada, teve origem no triângulo polinésio e é conhecida originalmente como Va’a (Tahiti), Wa’a (Havaí) ou Waka (Nova Zelândia).