Pular para o conteúdo
Search

Clínica Beija-Flor é inaugurada em Búzios sob olhares atentos de pais e responsáveis de crianças PCD

Apesar das expectativas, a preocupação dos pais e responsáveis é com a continuidade do serviço

Destinada ao cuidado da saúde mental de crianças e adolescentes, com ênfase no atendimento a portadores de Transtorno do Espectro Autista (ETA), a Clínica Beija-Flor foi inaugurada no dia 12 de março, em Búzios. Situada no bairro de São José, atrás do Hospital Municipal Rodolpho Perissé, o espaço visa oferecer um ambiente propício ao bem-estar e desenvolvimento dos assistidos.

No entanto, apesar da proposta, o público alvo da clínica se preocupa com o desenrolar do projeto. Para os responsáveis por crianças PCD, o cotidiano em Búzios permanece desafiador. Infelizmente, segundo lideranças de coletivos organizados na cidade, muitas propostas anteriores criaram expectativas que não se cumpriram a longo prazo.

Algumas mães relataram à Prensa que acreditam que a inauguração da clínica coincidiu justamente com o período próximo às eleições suplementares, previstas para o dia 28 de abril. No entanto, a Clínica Beija-Flor ainda não estaria totalmente preparada para receber os pacientes, tendo em vista a baixa quantidade de funcionários especializados atuando no momento.

Segundo a psicóloga Mariana Moraes, responsável pela Coordenação da Saúde Mental de Búzios, no ano de 2023, a Clínica foi idealizada através da proposta de uma lei municipal. A partir deste ponto, iniciou-se uma corrida em busca do óleo de cannabis, indicado para as crianças com o quadro de autismo e com epilepsia refratária, conforme recomendação médica.

Em relação à Clínica, segundo o atual Coordenador da Rede de Atenção Psicossocial do município, Thiago Lins, os atendimentos continuam sendo normalizados e os profissionais seguem em treinamento. A previsão é de que até o dia 2 de abril, quando é comemorado o Dia do Mundial da Conscientização do Autismo, a maioria dos serviços já esteja em funcionamento.

Ao ser questionado em relação à preocupação dos responsáveis quanto a continuidade do projeto, Thiago afirma estar analisando, junto a Secretaria de Saúde, o melhor caminho para a habilitação do espaço junto ao Ministério da Saúde. Desse modo, a Clínica poderia contar com um financiamento mensal destinado ao local. “Esta habilitação garantirá que a Clínica Beija-Flor seja parte, de modo perene, da oferta de cuidados do SUS no município”, afirma.

Apesar das ressalvas, é evidente que a inauguração da Clínica Beija-Flor acompanha a esperança dos responsáveis por seus filhos. “Hoje, meu desejo para todos os pais e PCDS são dias melhores com o respeito e a dignidade que merecemos”, clama a mãe de uma criança autista de 6 anos.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.