Os fluminenses devem se preparar para mais um mês quente e seco no Rio de Janeiro. Apesar de setembro começar com um pouco de chuva e temperaturas amenas na região metropolitana, devido à passagem de duas frentes frias, a tendência é de que as próximas semanas sejam marcadas por muito calor e pouca chuva no estado.
Segundo análises do meteorologista da Climatempo Filipe Pungirum, a primeira frente fria irá influenciar o Grande Rio logo no primeiro dia do mês. No entanto, apesar das temperaturas ficarem um pouco mais baixas, a previsão é de pouca chuva. Com o afastamento deste sistema para o oceano, a expectativa é de que o tempo volte a ficar firme e de que as temperaturas subam forma gradativa na capital fluminense entre os dias 2 e 5 de setembro.
A segunda frente fria deve mudar o tempo na Cidade Maravilhosa justamente no feriadão do Dia da Independência. Entre os dias 7 e 9 de setembro, o tempo fica instável na região metropolitana e as temperaturas devem cair novamente – no entanto, a previsão não indica frio intenso e nem chuva volumosa.
Ainda de acordo com Pungirum, entre os dias 10 e 22, uma grande e forte massa de ar seco vai voltar a ganhar força sobre o estado do Rio de Janeiro, e temperaturas muito acima do normal para o mês serão observadas na capital. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a média de temperatura máxima na cidade em setembro é de 30,9ºC (dados da estação meteorológica da Vila Militar).
A chuva só irá retornar à região metropolitana do Rio de Janeiro a partir do dia 23 de setembro, quando duas novas frente frias devem avançar sobre a costa do estado. Mesmo assim, a tendência é de que a capital fluminense termine o mês com chuva abaixo da média, que gira em torno de 50mm.
Clima no estado
Assim como na capital, a expectativa é de que temperaturas acima do normal para setembro sejam observadas em todo estado do Rio de Janeiro. Além disso, a atuação persistente da massa de ar seco também irá impedir a ocorrência de chuva na maioria das áreas, que terão chuva abaixo da média.