Duas votações do Supremo Tribunal Federal – STF estão mexendo com a politica Cabo-friense. Ontem (4) o STF decidiu pela validação da aplicação da Lei da Ficha Limpa para casos anteriores a 2010, o que teoricamente, tira o atual prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, do cargo, fazendo com que o município tenha novas eleições.
Porém, hoje, (5) há a possibilidade de uma reviravolta nas informações. O STF voltará a ADI 5525. Caso seja aprovada, a lei autoriza que o segundo colocado das últimas eleições assuma o cargo. No caso de Cabo Frio, Dr. Adriano assumiria a cadeira do Executivo.
O advogado de Marquinho Mendes, Dr. Carlos Magno, informou em entrevista hoje, que essa mudança inesperada deixa uma incógnita do que poderá acontecer. “Até ontem eu tinha algumas certezas. Hoje só tenho incertezas”, informou o advogado.
Carlos Magno citou alguns fatos, que não coincidem com essa votação do STF. Um dos exemplos é o caso do novo governador do Estado do Amazonas, que tomou posse ontem, após novas eleições no Estado. O advogado também citou a mini reforma eleitoral, criada em 2015, que defini que o segundo colocado não pode mais assumir o cargo, e define a necessidade de novas eleições.
Agora, resta ao cabo-friense, assim como os munícipes de outros municípios, que estão na mesma situação, aguardarem a decisão, que deve ser divulgada ainda hoje.