Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Cláudio Castro anuncia veto à “gratificação faroeste” aprovada pela Alerj

Governador considera a medida inconstitucional e diz que vetará todas as novas gratificações criadas por emendas parlamentares
A decisão ocorre após derrota do governo no STF sobre benefício concedido à Polícia Penal; veto será estendido a todas as propostas semelhantes / foto divulgação
A decisão ocorre após derrota do governo no STF sobre benefício concedido à Polícia Penal; veto será estendido a todas as propostas semelhantes / foto divulgação

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou nesta segunda-feira (20) que vai vetar a chamada “gratificação faroeste”, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), e todas as demais gratificações criadas por meio de emendas parlamentares. Segundo ele, as medidas são inconstitucionais e seguem o mesmo entendimento adotado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em decisão recente.

Durante entrevista, Castro destacou que o veto será estendido a qualquer proposta futura do mesmo tipo. “Vai ser vetada, não só ela, mas todas as gratificações que vieram da Assembleia. A Secretaria de Administração Penitenciária teve uma derrota agora no STF exatamente por uma gratificação concedida por emenda e considerada inconstitucional”, declarou o governador.

A “gratificação faroeste”, aprovada pela Alerj em setembro, prevê pagamento adicional a policiais civis que matarem criminosos em confrontos. O nome faz alusão a filmes do gênero faroeste, em que personagens são recompensados por eliminar inimigos. O benefício foi criticado por especialistas e entidades de direitos humanos, que consideram o projeto um incentivo à letalidade policial.

Castro disse esperar que a Alerj mantenha os vetos quando as propostas retornarem para apreciação. “Todas as gratificações novas serão vetadas, e eu espero que, à luz da boa técnica legislativa, esses vetos sejam mantidos”, completou.

Lançamento do Navega RJ

O pronunciamento do governador foi feito durante o lançamento de uma nova etapa do programa Navega RJ, no Rio Imagem, no Centro do Rio. O projeto oferece acompanhamento individualizado a mulheres com câncer de mama, desde o diagnóstico até o início do tratamento.

Com investimento anual de R$ 1,2 milhão, a iniciativa busca reduzir o tempo de espera e garantir suporte médico, psicológico e social às pacientes. Criado inicialmente no Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, o programa agora será expandido para unidades do Rio Imagem na Baixada Fluminense e no Centro da capital.

Segundo o governo, a ampliação deve aumentar o número de pacientes assistidas de 300 para 1,5 mil por ano. A meta é transformar o Navega RJ em política pública permanente, com expansão para outras regiões e integração total à rede estadual de saúde.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Morre Lô Borges, um dos criadores do Clube da Esquina, aos 73 anos

Lista com perfil dos mortos na Operação Contenção; 95% ligados ao Comando Vermelho

Pixote é atração principal do aniversário de 30 anos de Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]