Pular para o conteúdo
Search

Ciro culpa reforma trabalhista por aumento da informalidade no Brasil

Mais de 13 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (29) pela pesquisa Pnad Contínua, do IBGE.

A pesquisa revela o crescimento da informalidade. Segundo o levantamento, mais de 300 mil pessoas começaram a trabalhar sem carteira assinada. Ao todo são mais de 34 milhões de trabalhadores sem emprego formal.

Em ano eleitoral, o drama do desemprego e da informalidade deve ser amplamente debatido pelos pré-candidatos ao Palácio do Planalto. Presidenciável pelo PDT, Ciro Gomes acredita que o aumento da informalidade é consequência, entre outras coisas, da reforma Trabalhista aprovada pelo governo Michel Temer, em 2017.

“Nós temos mais brasileiros na informalidade do que na formalidade. Agravou isso muito a tal ‘reforma Trabalhista’, que foi feita em uma selvageria que eu não suspeitava que no século XXI pudesse acontecer”, afirma o pré-candidato, que ressalta, porém, a necessidade de se modernizar a legislação. “O mundo está se modernizando, não precisamos ter medo de reforma. Agora, o que não dá é para aviltar (depreciar), introduzir insegurança jurídica e insegurança econômica no mundo do trabalho porque a economia não anda”.

Para Ciro Gomes, as dificuldades para abrir uma empresa no país também agravam a situação do emprego. “As causas são o excesso de burocracia na relação de trabalho, o excesso de burocracia na formalização de empresas. E isso aqui é uma coisa que você pode e deve resolver removendo um entulho que chega a ser caricato”, enfatiza. “Você, para formalizar uma pequena empresa, vai a 50 lugares ao mesmo tempo. Porque no mundo, as pessoas são sérias até que o Estado lhe prove o oposto, aqui no Brasil as pessoas têm que provar que são sérias contra o Estado. Isso não tem cabimento nenhum”, conclui.

Ainda de acordo com Ciro Gomes, além de estimular meios para a geração de emprego, o governo também precisa diminuir os impostos em cima da população mais pobre. E, por isso, caso eleito, o presidenciável afirma que vai implantar a cobrança de impostos proporcional à renda do cidadão.

Reportagem João Paulo Machado

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.