Não é só de pedal que se vive um circuito de bike. A preservação do meio ambiente está em pauta tanto na realização dos eventos como também entre os atletas participantes, amadores ou profissionais. Comprometido com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e com a elaboração de ações sociais nos locais em que organiza as competições, o Circuito Granrio MTB, realizado no dia 14 de março, em Búzios, viabilizou a plantação de 500 mudas nativas com o apoio da Prima Ambiental, contribuindo para o reflorestamento da Mata Atlântica, o bioma mais ameaçado do Brasil.
Na véspera do evento, crianças e jovens do Projeto Social Monike Azevedo, participaram junto com a triatleta do replantio de mudas de Ipê Amarelo e Ipê Rosa no bairro Caravelas. A ação foi orientada pelo Instituto Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e também pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente).
“Essa é uma forma de tentarmos devolver à natureza o que ela vem nos proporcionando. Este ano, priorizei no planejamento pedagógico das ações realizadas pelo Projeto a contribuição de forma efetiva de ações educativas envolvendo a natureza e o meio ambiente. Assim ensinamos que todos nós podemos contribuir de forma eficaz e sustentável com o mundo em que vivemos. Sempre digo às crianças que a energia que a gente espalha é a mesma que a gente recebe. Precisamos da natureza para vivermos bem e ela precisa dos nossos cuidados”, conclui a triatleta Monike Azevedo.