“Opressão e Sexualidade” é o tema do filme exibido pelo cineclube ConheCinema que vai acontecer na próxima quinta-feira (22) às 14h no Auditório Principal da Universidade Veiga de Almeida. O longa nacional, denominado Tatuagem, é do diretor pernambucano Hilton Lacerda.
Após a apresentação do longa-metragem haverá um debate pertinente a ao tema do filme, além de um sorteio de ingressos para o evento do Clube do Teatro em Cabo Frio. O evento é gratuito e aberto para toda a sociedade.
O ConheCinema é um coletivo audiovisual constituído por alunos da Universidade Veiga de Almeida em Cabo Frio, promovendo ações cineclubistas gratuitas e abertas a sociedade todo mês na instituição.
A curadoria do cineclube optou por exibir um longa-metragem da Região Nordeste do Brasil. O filme foi produzido no ano de 2013, mas a história se passa em Recife do ano de 1978. A proposta do ConheCinema é estimular a reflexão sobre a sociedade e instigar o público a consumir mais cultura local.
De acordo com o coordenador-curador do ConheCinema, Rodrigo Cintra, a opressão e a sexualidade é um tema sempre pertinente a se debater já que na sociedade ainda existe todo um tabu sobre o corpo humano e a sexualidade que tende a ser mais forte do que muitos de nós.
“O debate pretende levantar não apenas a questão da opressão da Ditadura Militar, e sim a repressão que sofremos até hoje na sociedade que constituímos. No filme, a trupe teatral desafia o poder do governo a partir da afronta aos costumes morais normatizados na época. Isso torna a sessão em um momento interessante para refletir sobre o assunto”, analisa Cintra.
Sinopse do filme “Tatuagem” de Hilton Lacerda: Recife, 1978. Durante a ditadura, Clécio Wanderley (Irandhir Santos) é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas, que provoca o poder e a moral estabelecida com suas apresentações. A vida de Clécio muda ao conhecer Fininha, apelido do soldado Arlindo Araújo (Jesuíta Barbosa). Encantado com o universo criado pela trupe, Fininha logo é seduzido por Clécio, e começam um ardente relacionamento.