Pular para o conteúdo
Search

Cine Henfil festeja os 209 anos de Maricá com Mostra Musical

Sessões gratuitas acontecem de sexta a domingo em três horários com exibições dedicadas à Beth Carvalho e Cartola

A Prefeitura de Maricá divulgou a programação especial do fim de semana, de sexta (26) a domingo (28), em celebração aos 209 anos da cidade de Maricá, com Mostra Musical. As sessões acontecem às 15h, 17h e 19h. Mostra terá exibição de filmes com homenagens a Beth Carvalho e Cartola, além de sessões dedicadas ao público infantil.

Administrado pelo Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), o Cinema Público Municipal Henfil tem capacidade para 200 pessoas, sendo 190 com assentos comuns, quatro para pessoas obesas, quatro para cadeirantes e outras duas para pessoas com mobilidade reduzida, além de moderno equipamento cinematográfico com tela e projetor de áudio e vídeo.

“O cinema público Henfil proporciona atividades com entrada gratuita à população, dando momentos de lazer, conhecimento e a capacidade de fazer o espectador se emocionar e refletir”, afirmou o secretário de Cultura, Leandro Dasilva.

O Cine Henfil funciona de terça a quinta-feira, com sessões voltadas para o projeto Cine Escola, com programação temática trabalhada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. De sexta a domingo, com sessões marcadas para 15h, 17h e 19h, os ingressos são distribuídos na bilheteria antes do início dos filmes.

Confira a programação completa em comemoração aos 209 anos de Maricá

Sexta-feira (26/05)

19h – Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho –

Sábado (27/05)
15h – Curtas infantis Animações
           – Cebolas são azuis
           – Pelotas de regurgitação
           – Chifre de Camaleão
           – O arroz nunca acaba
           – Seu dente e meu bico
           – O anão que virou gigante
           – O muro era muito alto
           – Até a China
           – Eu queria ser um monstro
17h – Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho  
19h – Manguebit

Domingo (28/05)
15h – Curtas infantis Animações
               – Tem um dragão no meu baú, de Rosaria
               – Calango lengo, de Fernando Miller
               – Gravidade, de Amir Admoni
               – Balada do guarda-roupa, de Diego Akel
               – Cabeça papelão, de Quiá Rodrigues
               – Ninja, de Thomas Larson e Marão
               – Josué e o pé de macaxeira, de Diogo Viegas
17h – Cartola – Música para os olhos
19h – Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho

Sinopses

Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho: A trajetória artística de Beth Carvalho – cantora carioca que se tornou voz referencial do samba a partir da década de 1970 é apresentada pelo diretor Pedro Bronz. O documentário ressalta sua paixão pelo samba, pelo time de futebol Botafogo e também pelo ativismo político. Beth Carvalho foi conhecida por ser cantora, compositora e instrumentalista, fazendo sucesso a partir da década de 1970. A cantora se tornou conhecida pelo samba e ajudou a revelar nomes como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Grupo Fundo de Quintal, Jorge Aragão, Luiz Carlos da Vila e entre outros grandes nomes do gênero.

Manguebit – O mangue beat, movimento musical e estético que nasceu em Pernambuco nos anos 1990, mudou a visibilidade das periferias e das manifestações culturais da região metropolitana de Recife e colocou o estado na rota do mercado musical mundial, após o lançamento de bandas como Chico Science e Nação Zumbi e Mundo Livre S.A. O filme experimenta a liberdade do pensar do mangue por meio de uma linguagem multifacetada, que reúne ideias e ideais, refletindo a ousadia que deu vazão ao grande símbolo do movimento: uma antena parabólica enfiada na lama dos estuários.

Cartola – Música para os olhos: A história de um dos compositores mais importantes da música brasileira. A história do samba a partir de um dos seus expoentes mais nobres. Utilizando linguagem fragmentada, “Cartola” traça um painel da formação cultural do Brasil, convidando a uma reflexão na construção da memória deste país. O retrato de um homem que se reconstruía com seu tempo.
Através da linguagem documental – contando com imagens de arquivos e depoimentos de amigos e colaboradores -, os diretores Hilton Lacerda e Lírio Ferreira abordam a história de vida e a obra de Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, um grande ícone nacional do samba e importante compositor da música brasileira.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.