Programação começa nesta sexta-feira (7) e vai até o dia 23 de janeiro
O Cine Bardot, único cinema de Búzios, reabre nesta sexta-feira (7) com o Festival Varilux de Cinema Francês. Esse é o maior evento de filmes franceses fora do país de origem e que soma mais de um milhão de espectadores brasileiros desde sua criação, há 12 anos. A exibição segue até o dia 23 de janeiro, de terça à domingo sempre às 19h, sendo no sábado, duas sessões, às 19h e às 21h.
Além de prestigiar um dos maiores atores franceses, Jean Paul Belmondo, morto em setembro passado, o festival traz premiados e veteranos, como Catherine Deneuve. A atriz estrela o “Enquanto Vivo” – filme dramático assinado pela atriz e diretora Emmanuelle Bercot (melhor atriz no Festival de Cannes, em 2016, por “Meu rei”). O longa mostra uma mãe acostumando-se à despedida do filho doente, num espaço de tempo marcado por várias estações.
Em “O Magnífico”, de Philippe de Broca, traz no papel principal François (Jean Paul Belmondo) um escritor de romances de espionagem, cuja figura principal é Bob Saint Clair, um espião muito esperto, inteligente e sedutor. Sua obra desperta o interesse acadêmico de Christiane, uma estudante inglesa de sociologia. Aos poucos, o estudo e o relacionamento entre eles começam a se confundir com trechos do novo livro do escritor. O filme cult é uma hilariante e feroz sátira dos filmes de aventura, espionagem, dos super-heróis. Com um humor ácido, a comédia usa e abusa de todos os excessos do gênero com alegria contagiante e explora com maestria o tema da vida dupla, real e sonhada.
Depois de duas participações no Festival de Cannes (com Alyah e Os Anarquistas), o diretor Elie Wajeman traz “Madrugada em Paris”. Estrelado por Vincent Macaigne e Pio Marmai, o filme revela uma noite decisiva para um médico em crises matrimonial e profissional. Adeus, idiotas, comédia assinada por Albert Dupontel, que também está no elenco da fita estrelada por Virginie Efira. Na trama do longa vencedor de seis prêmios César (o mais importante da França), entre 12 troféus disputados, há o empenho de uma adoentada quarentona que pretende rever a criança deixada para trás.
Outro destaque é o longa Arthur Rambo, ódio nas redes conduzido por Laurent Cantet, o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, pelo clássico Entre os muros da escola. Com o novo filme, está em xeque o desmascarar de Karim D., um aspirante a escritor que adota pseudônimo para sabotar e empreender embates, ao explorar o contato com as redes sociais.
Os ingressos custam R $30(inteira) e R $15(meia) e podem ser adquiridos 30 minutos antes da sessão, em breve com venda online. O uso de máscara e a apresentação do comprovante de vacinação são indispensáveis para entrar na sala de cinema.
O Cine Bardot fica localizado na Travessa dos Pescadores, 88 Centro de Búzios. Confira a programação completa: