Em paralelo a programação, entre os dias 23 de junho e 2 de julho, o Cine Bardot, em Búzios, participará da 10ª edição do 8½ Festa do Cinema Italiano. O evento acontece simultaneamente em 14 cidades de nove estados brasileiros, além de Brasília, e é considerado o maior festival dedicado à cultura italiana no país.
Esta edição conta com uma seleção dos melhores filmes italianos dos últimos anos, todos inéditos nas salas de cinema no Brasil.
Em Búzios, serão dois finais de semana de exibição de oito filmes de sucesso de bilheteria na Itália que revelam o vigor das produções do cinema italiano.
Os ingressos podem ser adquiridos clicando aqui.
Confira abaixo a programação completa:
SEXTA-FEIRA – 23.06.2023
A Estranha Comédia da Vida – (La Stranezza)
Itália / 2022 / Comédia, Drama
Classificação – 14 anos
Com: Toni Servillo, Salvatore Ficarra, Valentino Picone
Direção: Roberto Andò
Sinopse: Leveza e solenidade colidem docemente num filme que nos apresenta um imponente Toni Servillo interpretando Luigi Pirandello, um dos mais notáveis dramaturgos do século XX, dominado por uma crise criativa e em viagem à Sicília. Os eventos transformadores que tomam lugar durante a sua estadia irão levá-lo a criar “Seis Personagens à Procura de Um Autor”, uma obra que viria a revolucionar a história do teatro contemporâneo.
Pela mão de Roberto Andò (“Viva a Liberdade”) e coroada por um terceiro ato catártico, uma ode às possibilidades da ficção que teve a sua estreia na 17ª edição do Festival de Cinema de Roma.
SÁBADO – 24.06.2023
Onde a Vida Começa – (Alla Vita)
Itália, França / 2022 / Drama
Classificação – 16 anos
Com: Lou de Laâge, Riccardo Scamarcio, Pierre-Henry Salfati, Astrid Meloni
Direção: Stéphane Freiss
Sinopse: Uma família judaica ultra-ortodoxa de Aix-les-Bains viaja todos os anos a um sítio no sul de Itália para completar uma missão sagrada: a colheita de citrus medica; uma espécie de citrino utilizado na festa de Sucot. Esta peregrinação irá unir os caminhos de Esther, filha do rabino, e Elio, o proprietário da quinta. No seu filme de estreia, Stéphane Freiss assina um sensível e ponderado drama existencial sobre a tradição e o surpreendente caminho para a liberdade.
Nostalgia – (Nostalgia)
Itália, França / 2022 / Drama
Classificação – 14 anos
Com: Pierfrancesco Favino, Francesco Di Leva, Tommaso Ragno, Aurora Quattrocchi, Sofia Essaïdi, Nello Mascia
Direção: Mario Martone
Sinopse: De volta à sua cidade natal, se perde entre as pedras das casas e as igrejas do bairro de Sanità, imerso nas palavras de uma língua que agora parece estrangeira, mas que na verdade é a sua própria. Arrebatado por um estranho fascínio e pelas memórias de uma vida distante que passou com Oreste – o seu melhor amigo de infância, com quem compartilha um segredo – regressam ao seu âmago. Quando se torna evidente que Nápoles representa uma vida perdida para ele e que deve voltar o mais rapidamente possível para o lugar de onde veio, Felice vê-se tomado pela força invencível da nostalgia.
DOMINGO – 25.06.2023
Mundo Cão – (Mondocane)
Itália / 2021 / Drama, Thriller
Classificação – 16 anos
Com: Dennis Protopapa, Giuliano Soprano, Alessandro Borghi
Direção: Alessandro Celli
Sinopse: No futuro, a cidade de Taranto foi isolada do resto do país e evacuada devido aos danos causados pela siderurgia. Dentro das cercas, gangues criminosas lutam pelo controle do território. Entre eles o Formiche, um exército de jovens lideradas pelo temível Testacalda. Enquanto do lado de fora a polícia tenta manter a ordem, os dois adolescentes Pietro e Christian entram em contato com o grupo e atraem a atenção de Testacalda, que terá que escolher qual dos dois rapazes vai colocar sob a sua alçada.
Mondocane é um sólido exercício que mistura o tom pós-apocalíptico com o cyberpunk, pessimista como o gênero exige, num cenário distópico onde Roma já não é a capital.
SEXTA-FEIRA – 30.06.2023
Jogada de amor – (Corro da te)
Itália / 2022 / Comédia, Romance
Classificação – 16 anos
Com: Pierfrancesco Favino, Miriam Leone, Giulio Base, Michele Placido
Direção: Riccardo Milani
Sinopse: Riccardo Milani revisita o êxito do cinema francês “De Carona para o Amor”, que usa a ironia para abordar temas tão pertinentes como a deficiência e o machismo. Uma comédia subversiva e verdadeiramente singular protagonizada pelo talentoso Pierfrancesco Favino, vencedor da Coppa Volpi, o principal prêmio entregue anualmente aos melhores atores e atrizes no Festival de Veneza.
SÁBADO – 01.07.2023
A Viagem de Papa Francisco – (In Viaggio)
Itália / 2022 /Documentário
Classificação – 14 anos
Com: Papa Francisco
Direção Gianfranco Rosi
Sinopse: Gianfranco Rosi traça um curioso paralelismo entre seu percurso cinematográfico e as viagens de Papa Francisco. Instigado pelo facto de duas das viagens do Papa – a primeira aos refugiados que desembarcam em Lampedusa; a segunda, em 2021, ao Médio Oriente – espelharem de tão perto os itinerários dos seus filmes “Fogo no Mar” (nomeado ao Óscar da Academia) e “Nocturno”, o multipremiado Gianfranco Rosi propõe-se a ir no encalço do actual líder mundial da Igreja Católica. Filme estreado no Festival de Veneza.
Interdito a Cães e Italianos – (Interdit aux chiens et aux Italiens)
França, Itália, Bélgica, Suíça, Portugal / 2022 /Animação
Classificação – 14 anos
Com: Ariane Ascaride, Alain Ughetto
Direção Alain Ughetto
Sinopse: Uma viagem no tempo e uma carta de amor aos antepassados do realizador, Luigi e Cesira Ughetto, provenientes da região de Piemonte, na Itália, e forçados a imigrar. Vencedor do Prêmio do Júri no prestigiado Festival de Annecy, uma obra na qual o imaginário terno e singelo do autor se cruza com uma forte composição histórica, resultando num filme de uma vibrante complexidade.
“Sabe, não somos de um país. Somos da nossa infância.”
DOMINGO – 02.07.2023
Sergio Leone – O italiano que inventou a América – (Sergio Leone – L’italiano che inventò l’America)
Itália / 2022 / Documentário
Classificação – 16 anos
Com: Dario Argento, Darren Aronofsky, Jacques Audiard, Robert De Niro, Clint Eastwood
Direção: Francesco Zippel
Sinopse: Documentário que assinala o recente trigésimo aniversário da morte de Sergio Leone. Nomes como Clint Eastwood, Martin Scorsese, Dario Argento, Steven Spielberg, Quentin Tarantino e outros grandes nomes do cinema se juntam para prestar homenagem ao cineasta visionário mais conhecido como uma das figuras fundadoras do sub gênero “western spaghetti ” e autor do esplendoroso “Era Uma Vez no Oeste”. Um documentário rico com preciosas imagens de arquivo da Cineteca di Bologna que testemunha o percurso de um homem que mudou a sétima arte para sempre.