Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Cinco dos treze cães resgatados em canil clandestino em Búzios seguem internados

Os agentes contaram com a ajuda de veterinários e voluntários. Foto divulgação
Os agentes contaram com a ajuda de veterinários e voluntários. Foto divulgação

Quatro foram adotados e outros quatro estão em lar temporário

Dos 13 cães vítimas de maus-tratos, cinco ainda estão internados em observação em clínicas veterinárias da cidade. Depois de recuperados, eles estarão disponíveis para adoção. Quatro deles já encontraram uma família e outros quatro estão em um lar temporário. Os animais foram resgatados de um canil clandestino na sexta-feira (11), na Tartaruga, em Búzios. Eles estavam alojados em local insalubre e sem alimentação adequada.

Segundo a Polícia Civil do balneário, duas fêmeas e um macho foram encaminhados a uma clínica veterinária da cidade e permanecem internados devido aos diversos ferimentos. Outros dois cachorros encontram-se em outra clínica em observação e tratamento.

Quatro dos animais estão na casa de uma protetora em Búzios aguardando adoção. Foto divulgação.

Os animais foram resgatados após uma denúncia anônima. Ao verificar o chamado, os policiais encontraram os cães confinados em espaços pequenos em meio a fezes e urina, e alguns ainda estavam machucados.  Os resgates foram feitos também no sábado (12) e no domingo (13).

Os agentes contaram com a ajuda de veterinários e voluntários, porque os cachorros precisaram ser sedados devido à situação precária de saúde e também por estarem em espaço de difícil acesso. Os animais que eram mantidos em cativeiro são da raça pitbull, pit monster e american bully.

A prática de maus-tratos contra animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos, de acordo com a Lei 9.605/98, artigo 32, é crime.  Durante esta ação, duas pessoas, pai e filho, que estavam no local foram encaminhadas à unidade policial para prestar esclarecimentos. O filho, responsável pelo canil, foi autuado em flagrante pelo crime de maus-tratos a animais.

As condutas que podem caracterizar os crimes variam, tais como abandono, ferir, mutilar, envenenar, manter em locais pequenos sem possibilidade de circulação e sem higiene, não abrigar do sol, chuva ou frio, não alimentar, não dar água, negar assistência veterinária se preciso, dentre outros. Atualmente, a legislação prevê pena de três meses a um ano de detenção para quem pratica os atos contra animais. A pena é aumentada de um sexto a um terço se o crime causa a morte do animal. 

Quem desejar dar um lá para os animais, basta entrar em contato com o telefone (21) 9.9191-7008. Será feito um agendamento para comparecer à delegacia para assinar um termo de guarda responsável. 

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Primeiro dia da ABAV Expo 2025 reúne trade da América Latina

Governo do Estado inicia obras na Estrada da Fazendinha em Búzios

Turismo de luxo acessível: como aproveitar experiências sofisticadas no Rio sem gastar fortunas

Rio de Janeiro registra quatro casos suspeitos de intoxicação por metanol

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]