A Rede Municipal de Educação de Rio das Ostras começa o ano letivo com uma boa notícia. A partir de fevereiro, o Ciep Mestre Marçal Municipalizado, localizado no Jardim Campomar, passa a oferecer ensino em tempo integral para alunos do 6º ao 9º ano. Com a medida, os estudantes da unidade terão acesso a diversas atividades complementares, ampliando a grade curricular semanal de aulas.
A oferta de tempo integral na unidade amplia a proposta da modalidade no Município, que já disponibiliza o serviço nas creches e também na Escola Municipal Agrícola Carlos Maurício Franco.
“O nosso objetivo é avançar, cada vez mais, na qualidade de ensino ofertado ao aluno e oferecer novas possibilidades para o seu desenvolvimento integral. A meta é expandir o projeto nas demais escolas da rede de forma gradativa, observando a necessidade de cada comunidade escolar”, ressaltou o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Maurício Henriques Santana.
As atividades previstas no contraturno terão abordagens sobre a Iniciação à Filosofia, Inovação e Educação Tecnológica, Matemática e Tecnologias, práticas de produção textual, práticas artísticas culturais e práticas esportivas, além de projetos que poderão ser desenvolvidos pela própria Unidade.
Atualmente, o Ciep Mestre Marçal Municipalizado possui 750 alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano de escolaridade. “A nossa proposta é tirar o aluno da ociosidade e oferecer mais conhecimento, possibilitando um futuro promissor a esses jovens”, explica a subsecretária pedagógica, Dayse Bastos.
Os pais ou responsáveis que optarem pela permanência do aluno na unidade escolar serão, automaticamente, inseridos na modalidade em tempo integral para o ano letivo de 2023. Já o aluno matriculado na Unidade que não quiser aderir ao novo regime terá que solicitar a transferência interna para garantir a vaga em outra escola da Rede. O mesmo vale para os demais alunos da Rede Municipal que desejarem sair da unidade escolar atual para aderir ao novo regime disponibilizado pelo Ciep Mestre Marçal Municipalizado.
Os novos estudantes que ingressarem na unidade também serão contemplados pela modalidade neste ano letivo, após realizarem o procedimento de novas matrículas. Lembrando que o processo de Transferência Interna On-line entre as escolas da Rede acontecerá entre os dias 12 e 19 de janeiro. Já as novas matrículas estarão abertas entre os dias 24 a 31 de janeiro.