Devido ao desabastecimento das cidades em decorrência da greve dos caminhoneiros, as prefeituras de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras e Macaé optaram pela prorrogação do período de vacinação contra a gripe. A campanha, que teria seu encerramento no último dia 1, segue agora até o dia 15 de junho.
Em Arraial do cabo, a vacinação segue o mesmo esquema e será distribuída também no Hospital Geral da cidade. Segundo Diego Mendonça, Coordenador de Imunização do município, o público alvo permanece o mesmo e as pessoas não devem ter receio sobre a aplicação da vacina. “Circulam boatos na internet de que essa vacina é prejudicial, essas informações são falsas e não há nenhum perigo na aplicação. O Ministério Público já informou sobre a importância das pessoas receberem a dose para ficar imunes ao vírus”, afirmou Diego.
Em Cabo Frio, uma lista com os postos de saúde que estarão vacinando até o dia 15, foi divulgada. Basta clilcar no link e encontrar o posto de saúde mais próximo da sua residência. Clique Aqui
Em Rio das Ostras, a prefeitura informa que receberá somente esta semana 4 mil doses da vacina que pode ser encontrada nos postos de vacinação, durante os horários de funcionamento, espalhados pelo município.
Em Macaé, 87% do público-alvo já foi imunizado. Na cidade e região serrana, 31 unidades da Estratégia Saúde da Família (ESFs) estão funcionando como postos de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Esta semana, por conta do feriado e do ponto facultativo na sexta-feira (1), a vacinação acontece até hoje.
Até o momento, as mulheres que tiveram bebês a até 45 dias (puérperas) lideram o ranking de imunização, com mais de 100% do público estimado atingido. Logo depois vêm os idosos, com 98%, seguidos dos professores, com 90%. As gestantes ocupam o quarto lugar, com 88%. Já 79% dos trabalhadores de saúde receberam a vacina.
Por último, está o público infantil com 77% das crianças de 6 meses a menores de 5 anos vacinadas. Também podem se vacinar pessoas com doenças crônicas, com apresentação da declaração médica.
Confira abaixo quem é o Público alvo da vacinação:
– Crianças de 6 meses até menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias)
– Pessoas com 60 anos ou mais
– Gestantes
– Mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (necessária documentação comprobatória)
– Profissionais da saúde (serviço público e privado)
– Professores da rede pública e particular
– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (necessária prescrição médica)