Devido à pandemia da Covid-19, cidades definiram medidas de restrição para evitar aglomerações e adaptaram eventos culturais para o feriado de Corpus Christi
Nesta quinta-feira (3), é celebrado o feriado de Corpus Christi, data tradicional que comemora o sacramento da eucaristia na igreja católica e costuma atrair milhares de turistas para as cidades da Região dos Lagos.
Considerando o momento atual da pandemia da Covid-19, os municípios definiram algumas medidas de restrição para evitar aglomerações e adaptaram eventos culturais. Confira abaixo o calendário estabelecido em cada município:
Cabo Frio:
Questionada pela Prensa, a Prefeitura de Cabo Frio informou que, por conta da pandemia, não haverá programação cultural. O município continuará sob as medidas restritivas de combate à Covid-19 definidas no Decreto Municipal Nº 6.528, publicado no último dia 7 de maio, e no Decreto Nº 6.539, publicado no último dia 27.
O prefeito José Bonifácio não vai decretar ponto facultativo na sexta-feira (4), todos os setores da Prefeitura vão funcionar das 9h às 16h.
A permanência de pessoas nas vias públicas do município entre meia-noite e 5h da manhã, exceto em trânsito. Bares e restaurantes terão horário limite para fechamento até às 23h. Hotéis e pousadas seguem com limite de ocupação em 50% da capacidade e casas de festa podem funcionar para eventos particulares também com 50% de ocupação.
Em relação às praias, está permitido o funcionamento das barracas com a instalação máxima de 10 de guarda-sóis e até cinco jogos de mesas com quatro cadeiras cada. O funcionamento de boates e espaços de dança permanece proibido.
Não está prevista a realização de barreiras sanitárias nos acessos da cidade.
Sobre as programações religiosas, a Paróquia Nossa Senhora da Assunção fará a Santa Missa na Matriz Auxiliar nos seguintes horários: 8h,10h,18h e 20h. Já as Vésperas acontecem às 17h30. A transmissão acontecerá por meio do link.
Arraial do Cabo:
O município informou que não será realizado nenhum tipo de evento festivo tradicional do feriado. O Município vai manter as normas do decreto n° 3.338 publicado no dia 25 de maio.
A Prefeitura informou que a vacinação será mantida apenas para os profissionais da educação, e haverá ponto facultativo na sexta-feira (4), ficando em funcionamento somente os setores essenciais como saúde e segurança pública.
Búzios
Já em Búzios, a Prefeitura decretou ponto facultativo nas repartições públicas na sexta-feira (4). Os serviços e atendimentos essenciais, tais como atendimento médico de urgência (PU), Hospital, Tenda Covid-19, as Policlínicas, Limpeza Urbana e Guarda Municipal, terão funcionamento normal de acordo com sistema de plantão ou sobreaviso, cabendo aos secretários municipais respectivos, as providências quanto à continuidade dos serviços públicos oferecidos à população nas datas mencionadas neste decreto.
As atividades regulares dos demais departamentos da Prefeitura de Búzios, retornarão ao horário normal de funcionamento na próxima segunda-feira (07), das 8h às 17h.
A Paróquia Sant’Anna e Santa Rita de Cássia confirmou que fará a transmissão ao vivo da Santa Missa, às 10h. Já às 18h, haverá a exibição da Hora Eucarística, do tapete virtual confeccionado pelas crianças da catequese. As duas programações acontecem nesta quinta-feira (3) e podem ser conferidas por meio do link.
São Pedro da Aldeia:
Em São Pedro, a Prefeitura definiu que qualquer evento que gere aglomeração de pessoas está proibidos. A medida foi estabelecida pelo Decreto número 098.
Em nota, o órgão informou que “o município atuará com fiscalização redobrada do cumprimento das medidas restritivas durante o período do feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira (3), e do ponto facultativo na sexta-feira (4)”.
Iguaba Grande:
O município de Iguaba Grande publicou em seus canais oficiais que, devido o feriado de Corpus Christi, todos os agendamentos para a 1º dose da vacina contra a Covid-19 nas UBS’s foram transferidas para a próxima segunda-feira (7).
Ainda não foi informado se haverá programação cultural.