Levantamento da ABIH-RJ aponta Búzios com destino mais procurado na região
Com o avanço da vacinação, há uma grande expectativa para retomada do turismo nas cidades que dependem economicamente das atividades do setor. Uma pesquisa da Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), divulgada na quinta-feira (2), apontou a média geral de 81% de ocupação hoteleira no interior fluminense para o feriadão de sete de setembro, quando se comemora a Independência do Brasil. Para a Região da Costa do Sol o levantamento mostra que a maior procura foi pelas cidades de Armação dos Búzios, 83%, Cabo Frio, 82%, Arraial do Cabo, 81%, e Macaé, 80%.
A pesquisa destaca que os viajantes estão mais confiantes a partir do avanço do calendário de vacinação e também ao trabalho de promoção de destinos que vem sendo realizado pela Secretaria Estadual de Turismo com foco nos municípios do interior. Mas não se pode fechar os olhos para o risco que a pandemia ainda oferece. O número de mortes ainda está numa crescente e a variante Delta, o Sars-Cov-2, surgida na Índia, tem avançado no Estado Rio. As cidades estão se preparando para receber os visitantes, atendendo aos decretos de enfrentamento e combate à doença editados pelas prefeituras e planejando ações de fiscalização. Veja o planejamento das cidades de Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Macaé, que se destacaram como destinos nesta pesquisa.
Búzios
Segundo o Búzios Convention & Visitors Bureau, a rede hoteleira prevê uma ocupação hoteleira de 85%. A Prefeitura intensificou a fiscalização no balneário a fim de coibir excessos e garantir um feriado seguro para a população local e turistas. A força tarefa denominada de Grupo Integrado de Fiscalização (GIF) composta pela Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), Fiscalização da Secretaria do Ambiente, Guarda Municipal, Postura e 5ª Companhia da PM, vão fiscalizar pousadas, comércios, hotéis, casas de festas e casas de aluguéis em todo o município, além de atender as denúncias pelo 153.
A cidade ainda mantém a barreira sanitária e orienta os turistas a seguirem as medidas de distanciamento social, uso de máscaras, álcool em gel e cumprimento dos demais protocolos sanitários. A cidade decretou ponto facultativo para segunda-feira (6). Os serviços e atendimentos essenciais, tais como atendimento médico de urgência (PU), hospital, Tenda COVID-19, as Policlínicas, Limpeza Urbana e Guarda Municipal, terão funcionamento normal de acordo com sistema especial de plantão
Cabo Frio
Em Cabo Frio a ocupação hoteleira é de 70%, e obedecendo o Decreto Municipal Nº 6.570/2021, bares e restaurantes devem encerrar as atividades à meia noite. O Terminal de Ônibus de Turismo vai operar com o limite de capacidade de 80 vagas de estacionamento para veículos de turismo. Não está prevista a realização de barreiras sanitárias.
Para impedir que ônibus e vans de turismo, que fazem o transporte irregular de passageiros, entrem na cidade no feriado, o município realiza nesta sexta (4) e sábado (5), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, com apoio da Guarda Civil Municipal e do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), realiza a fiscalização nas duas principais avenidas de acesso a Cabo Frio, a Wilson Mendes e a América Central.
Durante todo o feriado, as equipes das Secretarias de Mobilidade Urbana, de Direitos Humanos e Segurança, de Meio Ambiente e Saneamento, da Fiscalização de Posturas, com apoio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, estarão nas ruas, fiscalizando o cumprimento do decreto municipal em vigência. O efetivo da Guarda Municipal será reforçado nas orlas das praias do Forte, Peró e Pontal de Tamoios. A fiscalização para coibir o estacionamento irregular, em todo o município, também será intensificada pelas Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana e Direitos Humanos e Segurança. A cidade decretou ponto facultativo nesta segunda-feira (6), com funcionamento somente dos serviços essenciais.
Arraial do cabo
Arraial do Cabo também vai intensificar as ações de fiscalização durante o fim de semana. Já nesta sexta-feira (3), a fiscalização na barreira sanitária de acesso à cidade, na RJ-102, será reforçada. No distrito de Monte Alto também haverá contenção na estrada. O acesso à cidade somente é permitido com QR Code emitido pelos meios de hospedagem, barcos de passeio, restaurantes e outros serviços turísticos no ato da reserva. A lotação dos meios turísticos está restrita a 70% da capacidade
Segundo a Segurança Pública, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Posturas e Coordenadoria Municipal de Trânsito (Comtrans) vão aumentar o efetivo nas ruas, também a partir desta sexta-feira (3). Algumas vias da área central da cidade serão interditadas ao trânsito, das 19h às 24h, nas imediações da Praça do Cova, na Praia dos Anjos. A interdição vai desta sexta-feira (3), até a próxima segunda-feira (6).
A Segurança nas praias contará com efetivo diário de 35 guardas ambientais, responsáveis pelas rondas. O Grupamento de Guarda-Vidas também estará de prontidão nas praias dos distritos, Praia do Pontal, Prainha, Praia dos Anjos e Prainhas com 50 homens. Na Praia Grande, o plantão será feito pelo GMAR do Corpo de Bombeiros.
Macaé
Em Macaé, o município prevê movimento baixo no turismo de lazer durante o feriado prolongado, mediante a continuidade de medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Não há previsão de chegada de ônibus de turistas e também de crescimento da taxa de ocupação da rede hoteleira. Quanto às fiscalizações, as equipes realizarão operações para assegurar o cumprimento das regras de distanciamento social e de ocupação de espaços públicos e privados de acordo com decretos em vigor.
Macaé segue em índice de risco baixo (bandeira verde) no atual cenário da pandemia da Covid-19, o que não exige a definição de medidas mais restritivas como as barreiras sanitárias. De acordo com o decreto 216/2021 publicado no Diário Oficial Eletrônico nesta sexta-feira (3), o dia 6 de setembro será ponto facultativo na cidade.
twitter retweet kaufen