Pular para o conteúdo
Search

Cidades da Costa do Sol promovem atividades em prol do Dia da Consciência Negra

Foto: Reprodução

Programação discute a pauta antirracista e reforça a importância da data, que é símbolo luta e resistência

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, promove reflexões sobre a pauta antirracista e a importância da data marcada pela luta e resistência. Neste dia também é comemorado o Dia Nacional de Zumbi, então líder do Quilombo dos Palmares, situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil, morto em 1695.  A data foi instituída oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. As cidades da Costa do Sol estão realizando algumas atividades presenciais e online em alusão a data. Veja a programação das cidades de Rio das Ostras, Cabo Frio, Macaé e São Pedro da Aldeia :

Rio das Ostras

A Secretaria de Assistência Social realiza dois momentos sobre a Mulher e a Consciência Negra. As ações fazem parte da “Campanha dos 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. Nesta sexta-feira (19) das 9h às 11h, a psicanalista e terapeuta integrativa Keli Arruda aborda o tema “Mulher e a Consciência Negra”, no Centro Integrado de Convivência (CIC) I, em Nova Esperança. Em seguida, haverá apresentação de Música e Dança Afro e Oficina de Turbantes. Essas atividades serão apenas para convidados.

Ainda na sexta, às 15h, acontecerá uma palestra on-line com o tema “A Violência de Gênero tem Cor”, com participações das assistentes sociais Winnie Correia e Nanla Bonometti, integrantes do Coletivo Vista Minha Pele. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (22) 2771-3125, informando o nome completo e a instituição que representa.

Cabo Frio

A programação do projeto “Novembro Negro realizado pela  Coordenadoria de Igualdade Racial e da Secretaria Muncipal de Educação, apresenta, até o fim do mês, diversas atividades em apoio à pauta antirracista. Na manhã desta quarta-feira (17), houve um seminário online com o tema: O movimento das mulheres negras e a luta pela afirmação de direitos. Nesta quinta (18), das 10h às 11h, será realizado o workshop online sobre Afro Empreendedorismo, com a design de acessórios afro Joice Emiliano.

Na sexta-feira (19), às 10h, haverá uma reunião da comissão de ressignificação da Lei 10.639. A reunião será realizada na Casa do Bicentenário, que fica na Rua José Gomes da Silva, 4, no Parque Municipal do Itajuru. Já às 15h, também na Casa do Bicentenário, será realizada a Roda de Conversa com lideranças da coletividade negra do município.

No sábado (20), das 10h às 11h, será a vez do Seminário online “Dia Nacional da Consciência Negra: Um marco na Luta contra o racismo”, com Thiago Paulo de Almeida, Mariana de Freitas e Bruno Rodrigues. Das 14h às 20h, será realizada a 1ª edição da Feira Afroempreendedora de Cabo Frio, na Casa do Bicentenário. O evento oferecerá arte, gastronomia e empreendimento. O Festival Cultura Viva – Edição Afro, também fará parte do evento, com a apresentação do coletivo Nossa Samba e o Noite Preta.

No dia 23 de novembro, às 15h, na Casa do Bicentenário, será realizada a Roda de Conversa sobre Saúde Mental da População Negra, com a participação das psicólogas Bárbara Gonzaga e Larissa Carvalho, do CAPS AD.

Em 24 de novembro, às 10h, será a posse dos membros do Comitê Técnico Intersetorial de Saúde da População Negra. Em 25 de novembro, às 10h, será a Implantação do Acervo Literário Afrobrasileiro e Africano, ambos eventos serão realizados na Casa do Bicentenário.

Também no dia 25 de novembro, às 16h, na Praça do Jardim Esperança, será realizada a roda de conversa com o Conselho Municipal de Juventude, com a participação de jovens da periferia e quilombolas. O tema será Juventude: lutas, conquistas e perspectivas.

Já no dia 27 de novembro, das 9h às 17h, será a vez do Circuito Quilombola, com visita técnica e simulação do circuito de Turismo de Base Comunitária, nas cinco comunidades de quilombo do município.

Macaé

A abertura da Semana da Consciência Negra, começou na terça-feira (16) com roda de conversa e exibição de filme, no foyer do Teatro Municipal de Macaé, Centro da cidade.

Nesta quarta-feira (17), no Solar dos Mellos, às 18h, acontece o Café Literário. O tema será ‘Poesia Preta’, com a participação dos poetas Gerson Dudus e Isabella Ingra. Logo após o sarau, a professora Katia Magalhães é a convidada do bate papo ‘Fala Preta Regional’.

Na quinta-feira (18), no Centro Macaé de Cultura, às 16h, a jornalista Laís Monteiro estará na roda de conversa “Racismo Estrutural”. Em seguida, o Cinegritude exibe o filme ‘Akara no Fogo da Intolerância’. O documentário aborda a intolerância que atinge, principalmente, as religiões de matriz africana. O acarajé, um dos pratos mais tradicionais da culinária popular afrobrasileira, é o ponto de partida para as reflexões. A direção e o roteiro são de Claudia Chávez.

Também nesta quinta-feira terá a entrega da IV medalha de honra ao mérito Carucango a representantes de Macaé que se destacam por atuar na prestação de serviços e instituições ligadas a projetos referentes à população negra. A programação será às 18h, na sede da Câmara Municipal de Macaé.  

Na sexta-feira (19), no Centro Macaé de Cultura, a partir das 14h, haverá a baiana do acarajé vendendo a comida típica. Às 15h, a poeta angolana, Zila Conceição Joaquim Calei, e a fotógrafa e artesã, Graziele Cristine de Jesus, vão mostrar o projeto Zila e Grazi, que traz histórias, artes, dança e canto africanos. Às 15h30, elas conduzirão a oficina Confecção de Turbantes. A Capoeira de Mestre Kiko será a atração das 16h, seguida pelo Maculelê, às 16h30. Depois o Cinegritude, às 17h, exibirá o filme ‘Café com Canela’. A produção dirigida por Ary Rosa e Glenda Nicácio é um filme tocante que trata de superação e solidariedade.

E no sábado (20) no CriaSana, no distrito do Sana, acontece o sarau ‘Palavra Preta’, com Gerson Dudus e Isabella Ingra. Após o evento de poesia, o Cinegritude, apresentará o filme ‘Café com Canela’.

São Pedro da Aldeia

O resgate da história e das vivências da população negra brasileira é o tema central do espetáculo “Palimpsesto – Narrativas Negras Resgatadas”, que estreia neste sábado (20), Dia da Consciência Negra, exclusivamente pelo Youtube. O projeto virtual é da atriz e agente cultural Rafaela Solano e foi uma das 47 propostas artísticas contempladas pela Lei Aldir Blanc em São Pedro da Aldeia. A iniciativa vai promover, ainda, uma roda de conversa ao vivo a respeito do combate ao racismo, a partir das 20h

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.