Casimiro de Abreu, Arraial do Cabo e Macaé terão espetáculos ao ar livre para contar a história milenar da condenação, morte e ressurreição de Jesus Cristo
A tradicional encenação da Via Sacra vai marcar o feriado da Semana Santa nas cidades da Costa do Sol. A história milenar que atravessa gerações será contada em apresentações teatrais em Casimiro de Abreu, Arraial do Cabo e Macaé. Os textos são fundamentados na Bíblia Sagrada e nas tradições religiosas que contemplam a condenação, a via da cruz, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Veja a programação completa:
Casimiro de Abreu
Em Casimiro de Abreu, o espetáculo “A Paixão de Cristo 2020” terá duração de 75 minutos e conta com uma equipe de 55 pessoas entre elas atores, músicos, produtores, cenógrafos, figurinistas, maquiador, direção, roteirista, entre outros membros. As apresentações serão na sexta-feira (15), às 19h30 na Praça Feliciano Sodré, em Casimiro de Abreu; e no sábado (16), às 22h na Praça As Primaveras, em Barra de São João.
O projeto começou a ser realizado há mais de 15 anos, no município de Casimiro de Abreu, organizado pelo Grupo de Jovens da Paróquia Nossa Senhora da Saúde para fomentar a fé cristã. No ano de 2011 começou a ser realizado de forma mais profissional e teatral, com atores e voluntários.
Dirigida pelo ator Thiago Pigozzo, que a partir de 2011, produziu durante os 8 anos seguintes a apresentação no município, tendo seu último espetáculo em 2019. A iniciativa é da Prefeitura e da Fundação Cultural.
Macaé
Em Macaé, a “Paixão de Cristo” levará emoção e fé ao público com apresentações ao ar livre, entre os dias 14 e 17 de abril, às 20h, na Avenida Elias Agostinho, em frente ao Hotel Imbetiba. A estrutura contará com palco de 14 metros, área destinada a idosos e pessoas com necessidades especiais e telões em led para transmissão simultânea. A realização do evento é da Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Cultura.
O espetáculo contará com a participação de 35 atores, entre eles ex-alunos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart). A direção é de Aldebaran Bastos com texto de Marcelo Saback.
Além da apresentação do espetáculo, no domingo de Páscoa, dia 17 de abril, o palco na Imbetiba receberá a celebração de Missa Campal realizada pelos padres Gleison Lima e Fábio Felippe, a partir das 17h.
Já o Mercado Municipal de Peixes receberá apresentações culturais na quinta-feira (14) e no sábado (16). A Banda da Emart irá se apresentar nos dois dias a partir das 9h30 levando repertório de música instrumental e o melhor da música popular brasileira e do jazz. A apresentação contará com a participação dos professores: Douglas Marimba (bateria), Fábio Guma (baixo), Leonardo Passos (teclado), Zé Rangel (sax) e Bruno Py (baixo). Para melhor atender os consumidores, durante o período, o funcionamento será estendido: das 7h às 17h30.
Arraial do Cabo
A 26ª encenação da Paixão de Cristo em Arraial do Cabo, será realizada na nesta Sexta-feira Santa (15), a partir das 20h em frente à de Nossa Senhora dos Remédios, na Praia dos Anjos. De acordo com os organizadores, 70 atores vão participar da peça, que é tradicional em várias partes do mundo, retratando a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
A encenação foi montada pela Pastoral de Artes Sacra da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora dos Remédios, com o apoio de comerciantes locais e da prefeitura. Os palcos onde acontecem as cenas serão montados nas ruas do Centro Histórico e o ponto alto será a ressurreição de Jesus Cristo, momento mais aguardado pelo público. As apresentações iniciaram em 1996 dentro da Igreja, mas nos últimos dois anos deixou de acontecer por conta da pandemia. A expectativa é que oito mil pessoas assistam ao espetáculo.
Saiba como será a Via Sacra em Búzios: