Pular para o conteúdo
Search

Cidades da Costa do Sol aderem o passaporte de vacinação

O certificado digital de vacinação será aceito como comprovante. Imagem: E-Dublin

Veja os municípios do interior que pedem comprovação da vacina contra a Covid-19

Com o avanço da vacinação, os municípios do Rio de Janeiro estão aderindo a nova medida de comprovação da vacinação para permanecer em locais de uso coletivo e entrar nas cidades. Veja quais cidades da Costa do Sol exigem o comprovante da aplicação da 1°, 2° ou a dose única.

Arraial do Cabo

A Arraial do Cabo divulgou o Decreto n° 3.314 que estabelece a comprovação das doses da vacina contra a Covid-19. O decreto foi divulgado na quinta-feira (30). A comprovação servirá para pessoas maiores de 18 anos.

Os ônibus de turismo, vans e transportes similares só poderão entrar no município apresentando a carteira de vacinação dos passageiros. O decreto também inclui o turismo náutico, bugres, quadriciclos, entre outros similares e os meios de hospedagem. O município vai manter o uso obrigatório de máscara. A fiscalização será realizada pela secretaria Municipal de Segurança Pública, através do setor de Posturas.

Saquarema

O município de Saquarema também adotou a medida, porém, o comprovante de vacinação deverá ser apresentado aos estabelecimentos. A cidade aderiu ao Sele de Estabelecimento Responsável, no qual, deverá ser utilizado pelos comércios que estejam cumprindo as determinações de saúde e sanitárias em vigor.

Para utilizar este selo os estabelecimentos comerciais deverão assinar um termo de responsabilidade, declarando que irão cumprir as determinações.

Maricá

O município de Maricá obteve vitória no Supremo Tribunal Federal (STF) no início do mês de outubro e o passaporte de vacinação voltou a ser obrigatório. O STF suspendeu a decisão proferida no habeas corpus coletivo que cassou o decreto municipal na parte que exigia a comprovação de vacinação para ingressar em locais de uso coletivo público e privado e restabeleceu a plena eficácia do decreto nº739/2021, da Prefeitura de Maricá.

O documento exige comprovação de imunização em locais de uso coletivo, com 15 ou mais pessoas simultaneamente, sejam eles privados ou públicos. O controle da entrada do público é de responsabilidade dos estabelecimentos, que precisam exigir o cumprimento das regras de distanciamento e de higiene e garantir que não haja tumulto ou aglomeração em seus acessos. O uso de máscara continua obrigatório nas ruas, nos meios de transporte público e nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços.

Macaé

O Decreto nº 221/21, da Prefeitura de Macaé, que torna obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para entrada e permanência em estabelecimentos públicos foi suspenso pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) na quinta-feira (30).

Por meio de nota, o município informou que “já foi comunicado sobre a decisão judicial do TJRJ e a Procuradoria Geral irá interpor recurso para suspender a medida cautelar, já que também no dia 30/09 o Ministro Luiz Fux do STF cassou uma liminar do TJRJ que suspendia a aplicação do decreto do passaporte da vacina do município do Rio de Janeiro”.

O que vale como comprovante de vacinação?

  • Certificado de vacinas digital, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde, o Conecte SUS (https://conectesus.saude.gov.br);
  • Comprovante (ou caderneta ou cartão de vacinação) impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação pela Secretária Municipal de Saúde ou por institutos de pesquisa clínica e outras instituições governamentais nacionais ou estrangeiras.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.