Dados do setor de controle de índice pluviométrico do Golfe Clube Aretê Búzios revelam que a cidade já enfrentou um acumulado de chuvas equivalente a mais de 83% do volume registrado durante todo o mês de janeiro de 2023. Até o momento o volume de chuva atingiu a marca de 101,5 mm.
Somente no sábado (13), a cidade teve uma noite de chuvas intensas, com um registro de 77,5 mm. Neste dia foram registrados deslizamentos de terra e 10 casas no bairro Arpoador da Rasa foi interditada. Além disso, houve prejuízo ambiental grave nas Praias de Manguinhos e do Canto com extravasamento de esgoto devido às chuvas intensas.
Diante dessa situação climática, a Defesa Civil de Búzios permanece em alerta, emitindo orientações à população. Para os pescadores, está sendo recomendado evitar o acesso ao mar durante períodos nublados e previsão de chuva. Em condições de ventos fortes, é aconselhável procurar abrigo em locais seguros.
Considerando o risco de descargas elétricas, como raios e trovões, a população é orientada a evitar o uso de guarda-sóis e áreas próximas a árvores. A Defesa Civil ressalta a importância da colaboração da população para relatar ocorrências, como rachaduras, alagamentos, deslizamentos ou outras emergências. Para facilitar o contato, foi disponibilizado o número direto (22) 2350-6008, operando 24 horas por dia.