Search

Chuvas ameaçam Região dos Lagos e geram mobilização para evitar prejuízos

Defesas civis de Cabo Frio, Macaé e Búzios estão em alerta; Enel reforça equipes para manter fornecimento de energia
Reprodução Internet

Com previsão de fortes chuvas, ventos intensos e risco de descargas atmosféricas, as cidades da região dos Lagos, como Cabo Frio e Macaé, se preparam para enfrentar possíveis emergências climáticas. Em Búzios, embora a prefeitura não tenha se pronunciado até o momento sobre as ações preventivas, a Defesa Civil da cidade já está em alerta para auxiliar a população e minimizar os impactos dos temporais.

A Prefeitura de Cabo Frio informou que equipes da Defesa Civil estão em prontidão para atendimento de urgências. Em caso de necessidade, a população pode contatar o órgão pelo telefone 199 ou pelo número 2647-0199. A Guarda Civil Municipal também estará disponível 24 horas pelo número 153, para suporte adicional durante o período de chuvas. As autoridades locais orientam os moradores a evitarem áreas de risco, como encostas e praias, e a buscarem abrigos seguros para proteção contra tempestades e raios. “Nossa orientação é para que a população busque locais seguros e siga as recomendações da Defesa Civil”, declarou a assessoria da Prefeitura.

Em Macaé, a Defesa Civil monitora os alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que indicam chuvas fortes e possíveis rajadas de vento de até 100 km/h. Segundo o secretário adjunto de Defesa Civil de Macaé, Joseferson de Jesus, a previsão de chuva intensa – entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia – exige cuidados redobrados. Em caso de emergências, os moradores podem contatar a Defesa Civil pelo telefone 199. A prefeitura também disponibiliza atendimento para questões de infraestrutura, como desobstrução de esgotos, pelo telefone (22) 99288-5460, e limpeza urbana pelo número (22) 99208-6983. “Estamos atentos às mudanças no clima e reforçamos a importância de que a população se mantenha segura, longe de áreas de risco”, orienta o secretário.

Para garantir o fornecimento de energia em toda a região, a Enel Distribuição Rio acionou seu plano de contingência, reforçando as equipes de atendimento. A empresa informou que já restabeleceu a energia para 73% dos clientes afetados pelas chuvas e tempestades da última quinta-feira (24), com as ocorrências mais críticas concentradas em São Gonçalo e Magé. Em nota, a distribuidora afirmou que permanecerá com equipes mobilizadas, especialmente nas áreas de maior risco, e orienta os clientes a utilizarem canais digitais, como o site e o WhatsApp (21) 99601-9608, para relatar problemas de fornecimento. “Com o alerta de chuvas e ventos para os próximos dias, continuaremos com máxima mobilização para minimizar os impactos”, declarou a Enel em comunicado oficial.

A região dos Lagos segue em atenção, aguardando posicionamento da prefeitura de Búzios sobre as medidas preventivas locais, enquanto os serviços municipais e estaduais se mobilizam para garantir a segurança dos moradores e a integridade dos serviços essenciais durante o período de instabilidade climática.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Macaé inicia campanha de matrícula escolar 2025

Efeito G20: Visit Rio projeta aumento de 20% nos eventos em 2025

Atleta de Búzios conquista medalha de prata em campeonato europeu de jiu-jitsu

Inscrições para VI Concurso de Presépios Natalinos da Froc estão abertas

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

A reprodução parcial deste conteúdo por veículos de comunicação é permitida desde que contenha crédito à Prensa de Babel na abertura do
texto, bem como LINK para o site "www.prensadebabel.com.br"
A supressão da fonte pode implicar em medidas de acordo com a lei de direitos autorais.