Uma frente fria chegou a Rio das Ostras e Macaé. Por conta disso, três dias de chuva e o volume de água esperado para essa terça-feira (21) já estão causando problemas na vida de muitos moradores da região.
Na última segunda-feira (20), de acordo com o informado pelo Climatempo, choveu 21mm, sendo que nesta terça-feira (21) o site informa que é esperado 61 mm, espaçados durante o dia. Já em Macaé, a previsão é de 41mm para esta terça-feira e 37 mm para a quarta-feira (22).
Por conta da chuva ininterrupta que já dura alguns dias bairros de Rio das Ostras estão sofrendo com alagamentos. As localidades de Enseada das Gaivotas, Bela Vista, Âncora, Cidade Praiana e Cidade Beira Mar são alguns deles.
A moradora do bairro Enseada das Gaivotas, Claudia Ferreira, conta que desde domingo o nível do alagamento da rua da sua casa e outras adjacentes tem aumentado.
“Na segunda-feira a água estava chegando na canela e hoje não está muito melhor. E olha que está garoando, com alguns momentos de chuva mais forte. Quero ver quando chegar o verão mesmo e as chuvas começarem com força. Entra ano, sai ano e nada muda”, comentou Cláudia.
A moradora da localidade Cidade Beira Mar, Roseane Motta, conta que não é todo bairro que alaga, mas aproximadamente 12 ruas.
“Porém são sempre as mesmas, com asfalto ou sem, não melhorou em nada. Há uns anos atrás eu perdi diversos móveis e eletrodomésticos por conta da chuva. Sempre fico muito preocupada quando a rua começa a alagar. Pode não ser hoje, nem amanhã, mas se nada mudar terá um dia que a água vai subir e teremos prejuízo novamente”, lamenta a moradora.
Macaé
No município de Macaé existem alguns pontos de alagamentos também. Segundo moradores, os bairros Fronteira, Novo Horizonte, Pedreira e Campo do Oeste mostram pontos de alagamentos.
Morador de Novo Horizonte, Wagner Silva, comenta a rua onde mora começou a alagar desde o início de segunda-feira e isso não é uma novidade. “Parece que estamos abandonados pelo poder público. Há anos essa região alaga e ninguém faz nada. Hoje a água está nos joelhos, mas as vezes sobe e perdemos várias coisas dentro de casa. Precisamos de um sistema de escoamento descente”, afirmou o morador.
A moradora do bairro Fronteira, Liliane Cruz, também concorda que um sistema de escoamento de água mais eficiente é necessário. “Em dia de chuva fica horrível de sair de casa. Mas se tivéssemos bueiros que captassem e escoassem a água da chuva bem isso não aconteceria. Ficam culpando a população, dizendo que jogamos lixo na rua. Isso não é completamente mentira. Mas quando o serviço de asfalto vêm em poucas ruas do bairro cobre todos os bueiros. Aí não tem como sair a água, não é?”, desabafa Liliane.