Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo tiveram transtornos com ruas, casas e escolas alagadas
As chuvas da madrugada desta sexta-feira (1º) castigaram algumas cidades da Região dos Lagos, como Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo. A passagem de uma forte frente fria pela costa foi a causa da instabilidade meteorológica. Algumas ruas e casas ficaram alagadas. As equipes das Defesas Civis municipais estão nas ruas levantando os pontos de alagamentos e atendendo as ocorrências.
Búzios
Em Búzios, as aulas na Escola Municipal Vereador Antônio Alípio da Silva, em Geribá, foram suspensas. A água invadiu as salas e a entrada da unidade ficou cheia de lama. Outra escola que teve as aulas suspensas foi a Professor Eliete Mureb de Araújo Góes, em José Gonçalves. Uma rua de Geribá ficou alagada. Segundo a Defesa Civil choveu na cidade choveu 28 mm, não houve nenhuma ocorrência. O órgão informa que em caso de alagamentos, queda de árvores, rachaduras ou demais acidentes, o número para contato é 199 ou (22) 9.9788-8858 e (22) 2633-0827.
Arraial do Cabo
O município de Arraial do Cabo também foi prejudicado com ruas e casas alagadas. A Defesa Civil segue com o monitoramento das áreas de encostas. De acordo com a equipe, houve um deslizamento de terra no Morro da Cabocla, com deslocamento de pedra e queda de um muro na Rua Kioto, Praia dos Anjos. Não houve vítimas e nem registro de desabrigados e desalojados.
A Secretaria de Serviços Públicos também segue com os trabalhos de limpeza das ruas e escoamento da água. Neste momento, a maior parte da cidade já se encontra sem pontos de alagamentos.
Ainda há previsão de chuva forte e a Defesa Civil pede para que os moradores fiquem atentos e não hesitem em procurar locais mais seguros em caso de áreas que apresentem alagamentos extremos ou de encostas. As aulas da rede pública municipal foram suspensas.
Cabo Frio
A Avenida Ézio Cardoso da Fonseca, no Jardim Esperança, em Cabo Frio, ficou alagada. A Defesa Civil Municipal registrou pontos de alagamentos nos bairros Manoel Corrêa, Guarani, Parque Burle, Ogiva, Jardim Caiçara, Jacaré, algumas ruas do Centro, Monte Alegre II, Vila do Ar, Unamar e Aquarius. Não há registros de desalojados ou desabrigados. A situação neste momento está sob controle. O órgão segue em estado de observação nas próximas 24 horas.
De acordo com a Estação Meteorológica da UENF, em Cabo Frio, o registro pluviométrico das últimas horas foi de 24.1mm. A previsão é de possibilidade de chuva forte a moderada no decorrer do dia e da noite. A previsão para esta sexta-feira é de 70mm de chuva. A Defesa Civil orienta a população que em caso de problemas em decorrência da chuva, ligue para os números 199, 2647-0199 ou WhatsApp (22) 9.9620-0806.
Os atendimentos no setor pedagógico e no departamento pessoal da Secretaria de Educação foram suspensos, nesta sexta-feira (1º), devido aos transtornos causados pela chuva ocorrida durante a madrugada.
Como fica o tempo:
Segundo o Projeto Costa do Sol da Defesa Civil, o tempo se mantém instável nesta sexta devido a passagem de uma forte frente fria pela costa. Esse fenômeno transporta grande volume de umidade do oceano para o continente e favorece a formação de nuvens carregadas. Com isso, o céu fica nublado e com previsão de chuva a qualquer hora, podendo ser de moderada a forte a partir do fim da tarde.
O tempo fica instável também neste sábado (2) com possibilidade de chuva ao longo do dia; e no domingo (3), apesar do afastamento da frente fria, a instabilidade continua com possibilidade de chuva a qualquer hora.