Shopping Rural pretende “quebrar” a cadeia logística e facilitar a distribuição de alimentos no atacado e no varejo
Ao passar pela Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106) é possível avistar uma grande construção. Se trata do maior centro de abastecimento de alimentos e logística da Região dos Lagos e o maior privado do Brasil: o Centro de Abastecimento de São Pedro da Aldeia (Ceasp). Com previsão de ser inaugurado em agosto deste ano, o empreendimento está na fase final da obra e chega para marcar a economia no interior do Rio de Janeiro com a “quebra” da cadeia logística de distribuição de alimentos no atacado e no varejo.
A área de 90 mil metros quadrados vai reunir no mesmo espaço o comércio de hortifrutigranjeiros, embalagens, bebidas, flores, rações, carnes, pescado, no varejo e no atacado, além de restaurantes e outras opções de serviço. Na semana passada, a reportagem da Prensa esteve nas instalações CEASP durante uma visita do presidente da AgeRio, André Vila Verde e do prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel. Na ocasião, os sócios-empreendedores do projeto, Paulo Machado e Gustavo Scarambone apresentaram o local, que está em fase final de obras. A implantação do projeto conta com financiamento de R$ 4,04 milhões da AgeRio e pretende gerar cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos.
Um dos sócios-empreendedores do projeto, Paulo Machado, explicou que a ideia surgiu de José Carlos Scarambone, pai de Gustavo, sócio do empreendimento, que enxergou o negócio como uma grande oportunidade para o interior do Rio, mas infelizmente ele morreu antes de ver o projeto executado. Até o início da construção foram muitas pesquisas de mercado com consultoras renomadas como a PWR e depois a JSPP.
“É uma área muito privilegiada que abrange um número muito grande de habitantes e municípios. São 20 em um raio de cerca de 80km, mais ou menos. Estamos em uma posição geográfica que facilita a distribuição de alimentos”, explicou Paulo Machado, destacando ainda que “grande parte da mercadoria que vem para o interior do Estado passa pela BR (101) e vai descarregar no Estado Rio. Grande parte vem do Espírito Santo, Minas, Sul da Bahia. É o que alimenta a parte de frutas, o hortifruti… Aqui nós estamos em uma posição privilegiada, vamos ‘quebrar’ essa cadeia e baratear a parte de frete e logística. Além de atender grande parte dos municípios do interior”, completou.
O empresário acredita que o que vai motivar a procura e tornar o local atrativo são os preços mais baixos que serão oferecidos, principalmente pela economia com frete, o que encarece a mercadoria.
“Hoje uma parte bem importante que compõe o preço da mercadoria é o frete. A gente sabe como estão nossas estradas, o custo para rodas, o custo do diesel, e, nesse caso, estaríamos economizando alguns quilômetros nessa distribuição. Nesse ponto será efetivo o preço da mercadoria e da comodidade do nosso cliente”, destacou Paulo Machado.
Além da localização, outro ponto que chamou a atenção dos investidores é a facilidade que o município de São Pedro da Aldeia tem proporcionado para instalação de empreendimentos maiores na cidade.
“A cidade nos recebeu de braços abertos. O município tem atraído muitos investidores, como exemplo temos aqui ao lado um condomínio industrial. Isso porque a Prefeitura entendeu que é uma forma de gerar economia. Isso para o município é muito importante para o desenvolvimento, geração de mais empregos e, também, mais imposto para a cidade”, pontuou Paulo Machado.
Geração de emprego
A estimativa é que a partir da operação, o Ceasp gere mais de dois mil empregos diretos e indiretos pelos comércios que se estabelecerão no local. O espaço conta com 156 boxes e 28 lojas e estacionamento. Faltando um pouco mais de um mês para a inauguração, 70% dos boxes já estão ocupados, segundo os sócios.
Por conta da pandemia, as vendas têm ocorrido de forma online, seguida de visita técnica. Em um segundo momento, o projeto vai contemplar a construção de um mercado e um truck center, agregando ao local o funcionamento de um Shopping Rural.
A ideia é atender a população das regiões dos Lagos, bem como Serrana e Norte Fluminense do Rio de Janeiro, além de outros estados, como Espírito Santo e Minas Gerais. A inauguração do Ceasp será em agosto.