Victor Viana
O sonho dos moradores do bairro Maria Joaquina, hoje distrito de Cabo Frio, de tornar-se novamente parte de Búzios não acabou e nem perdeu a força, mas está tendo que aguardar mais um pouco pra se realizar. A campanha eleitoral no Rio de janeiro ainda precisa de definição para o segundo turno que ocorre nos próximos dias.
O pleito continua na capital e obriga o movimento de reanexação da Maria Joaquina a ter de esperar até o dia 30 de outubro para ver o processo, que está em tramitação, seguir para uma das comissões para emitir o parecer das emendas. O processo já deveria ter sido votado mas na última sessão foram incluídas mais três emendas, o que adiou a votação. Cabe agora a essas comissões decidirem se vão considerar essas três emendas ou levar à votação o processo original. Depois de dado este parecer o processo volta a votação pelos deputados, e se aprovado segue para o governador do estado, que pode aprovar ou vetar.
Em caso de veto retornará a ALERJ que decide se obedece ou derruba o veto do chefe do executivo do estado do Rio.
“Estamos em contato direto com a Alerj a respeito do Processo da Maria Joaquina, só esperando o final das eleições no Rio para ver a continuidade de nossa luta”, disse a estudante universitária de Gestão Pública,Vera Meire, que é uma das lideranças do movimento “Maria Joaquina Pertence à Búzios”.
A Luta é antiga
Não é de hoje que a comunidade está lutando pra sair da situação de abandono em que se encontra ao fazer parte de Cabo Frio. O sonho começou lá atrás com a luta do Sr. Manoel Francisco Rangel Barreto, conhecido por todos como “Seu Chico da Pipa”. Seu Chico é um dos moradores mais antigos da localidade e um dos fundadores da Associação de Moradores e nunca desistiu. Chico, que mora na Maria Joaquina desde 1995- quando Búzios foi emancipada, continua ativo no movimento.
Um exemplo que deu certo
Há os que não acreditam que a Maria Joaquina possa conseguir realizar a façanha de voltar a ser parte do território de Búzios, mas é possível sim. Há exemplos como o da anexação do bairro Califórnia, que pertencia à Barra do Piraí e conseguiu passar a fazer parte do município de Volta Redonda.