Menu

Cidades

  • Home
  • Búzios
  • Chefe das unidades de conservação do estado pede exoneração

Chefe das unidades de conservação do estado pede exoneração

“Cumpri a minha promessa feita ao assumir o cargo. Hoje posso afirmar que restabelecemos a lei. O Parque Estadual da Costa do Sol voltou a ser parque e as APAs voltaram a ser APAs” – Marcelo Morel

Publicada no último dia 7, no Diário Oficial do Estado RJ, a exoneração de Marcelo Morel do cargo de chefe das Unidades de Conservação Estaduais, encerra um período que marcou profundamente a história da luta ambiental.

Em aproximadamente um ano e meio, tempo em que Morel esteve no cargo, a população residente no entorno de parques e unidades de conservação em todo o estado, acompanharam de perto inúmeras ações que nunca tinham visto acontecer, em prol da preservação ambiental. Foram demolidas mais de 430 construções ilegais em áreas de proteção, num combate inédito à grilagem de terras em propriedades públicas e privadas. Diversos instrumentos de crime ambiental como poços artesianos, redes hidráulicas, de energia, ferramentas e material de construção civil foram destruídos, e dezenas de apetrechos de caça retirados.

– Só dei uma multa. Não adianta multar, a pessoa não paga, e o crime ambiental continua. Eu destruo logo. Destruo tudo, baseado em lei federal. Quando eu assumi em janeiro de 2019, ninguém respeitava os guardas parque e agentes do INEA. Os guardas não queriam mais usar o uniforme porque eram ameaçados. Em 15 dias promovi um verdadeiro choque de autoridade. Não tinha conversa, vinham pra cima da gente nas operações, saía todo mundo preso. Prendia mesmo. Restauramos a moral dos guardas, dos fiscais e agentes. Restabelecemos a autoridade da Polícia Ambiental e do INEA. O Parque Estadual da Costa do Sol ficou melhor do que era – resume Morel.

Se intitulando militante das causas que defendem os direitos das mulheres, Morel afirma que sempre valorizou a mulher durante sua gestão, e para reformular a política ambiental do estado, teve a oportunidade de chamar mulheres ambientalistas, comprometidas com a luta. Por isso diz que através do Partido da Mulher Brasileira, sua empreitada agora é concorrer às eleições municipais. Morel se lança pré-candidato a prefeito de Búzios pelo PMB.

Com o seu pedido de exoneração do estado, Morel volta a ocupar a função de Guarda Municipal Ambiental da Prefeitura de Búzios, onde é concursado.

Morel sentado na caminhonete. Sorriso de dever cumprido

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Corrida Rústica Fest Verão 2023 - Crédito - LÉO BORGES

São Pedro da Aldeia reabre inscrições para corrida rústica nesta quinta (2)

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu

Jiu-Jitsu Divulgação

Macaense é destaque em Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Divulgação

Jornalista lança o livro ‘Funk Delas – A história contada pelas mulheres’ em Cabo Frio nesta sexta-feira (3)