“Cumpri a minha promessa feita ao assumir o cargo. Hoje posso afirmar que restabelecemos a lei. O Parque Estadual da Costa do Sol voltou a ser parque e as APAs voltaram a ser APAs” – Marcelo Morel
Publicada no último dia 7, no Diário Oficial do Estado RJ, a exoneração de Marcelo Morel do cargo de chefe das Unidades de Conservação Estaduais, encerra um período que marcou profundamente a história da luta ambiental.
Em aproximadamente um ano e meio, tempo em que Morel esteve no cargo, a população residente no entorno de parques e unidades de conservação em todo o estado, acompanharam de perto inúmeras ações que nunca tinham visto acontecer, em prol da preservação ambiental. Foram demolidas mais de 430 construções ilegais em áreas de proteção, num combate inédito à grilagem de terras em propriedades públicas e privadas. Diversos instrumentos de crime ambiental como poços artesianos, redes hidráulicas, de energia, ferramentas e material de construção civil foram destruídos, e dezenas de apetrechos de caça retirados.
– Só dei uma multa. Não adianta multar, a pessoa não paga, e o crime ambiental continua. Eu destruo logo. Destruo tudo, baseado em lei federal. Quando eu assumi em janeiro de 2019, ninguém respeitava os guardas parque e agentes do INEA. Os guardas não queriam mais usar o uniforme porque eram ameaçados. Em 15 dias promovi um verdadeiro choque de autoridade. Não tinha conversa, vinham pra cima da gente nas operações, saía todo mundo preso. Prendia mesmo. Restauramos a moral dos guardas, dos fiscais e agentes. Restabelecemos a autoridade da Polícia Ambiental e do INEA. O Parque Estadual da Costa do Sol ficou melhor do que era – resume Morel.
Se intitulando militante das causas que defendem os direitos das mulheres, Morel afirma que sempre valorizou a mulher durante sua gestão, e para reformular a política ambiental do estado, teve a oportunidade de chamar mulheres ambientalistas, comprometidas com a luta. Por isso diz que através do Partido da Mulher Brasileira, sua empreitada agora é concorrer às eleições municipais. Morel se lança pré-candidato a prefeito de Búzios pelo PMB.
Com o seu pedido de exoneração do estado, Morel volta a ocupar a função de Guarda Municipal Ambiental da Prefeitura de Búzios, onde é concursado.