Pular para o conteúdo
Search

Chefe das unidades de conservação do estado pede exoneração

“Cumpri a minha promessa feita ao assumir o cargo. Hoje posso afirmar que restabelecemos a lei. O Parque Estadual da Costa do Sol voltou a ser parque e as APAs voltaram a ser APAs” – Marcelo Morel

Publicada no último dia 7, no Diário Oficial do Estado RJ, a exoneração de Marcelo Morel do cargo de chefe das Unidades de Conservação Estaduais, encerra um período que marcou profundamente a história da luta ambiental.

Em aproximadamente um ano e meio, tempo em que Morel esteve no cargo, a população residente no entorno de parques e unidades de conservação em todo o estado, acompanharam de perto inúmeras ações que nunca tinham visto acontecer, em prol da preservação ambiental. Foram demolidas mais de 430 construções ilegais em áreas de proteção, num combate inédito à grilagem de terras em propriedades públicas e privadas. Diversos instrumentos de crime ambiental como poços artesianos, redes hidráulicas, de energia, ferramentas e material de construção civil foram destruídos, e dezenas de apetrechos de caça retirados.

– Só dei uma multa. Não adianta multar, a pessoa não paga, e o crime ambiental continua. Eu destruo logo. Destruo tudo, baseado em lei federal. Quando eu assumi em janeiro de 2019, ninguém respeitava os guardas parque e agentes do INEA. Os guardas não queriam mais usar o uniforme porque eram ameaçados. Em 15 dias promovi um verdadeiro choque de autoridade. Não tinha conversa, vinham pra cima da gente nas operações, saía todo mundo preso. Prendia mesmo. Restauramos a moral dos guardas, dos fiscais e agentes. Restabelecemos a autoridade da Polícia Ambiental e do INEA. O Parque Estadual da Costa do Sol ficou melhor do que era – resume Morel.

Se intitulando militante das causas que defendem os direitos das mulheres, Morel afirma que sempre valorizou a mulher durante sua gestão, e para reformular a política ambiental do estado, teve a oportunidade de chamar mulheres ambientalistas, comprometidas com a luta. Por isso diz que através do Partido da Mulher Brasileira, sua empreitada agora é concorrer às eleições municipais. Morel se lança pré-candidato a prefeito de Búzios pelo PMB.

Com o seu pedido de exoneração do estado, Morel volta a ocupar a função de Guarda Municipal Ambiental da Prefeitura de Búzios, onde é concursado.

Morel sentado na caminhonete. Sorriso de dever cumprido

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Procon de Rio das Ostras lança Operação Black Friday para orientar consumidores

Búzios promove semana de ações para impulsionar o empreendedorismo feminino

Amanrasa reforça ações para segurança e preservação na alta temporada em Búzios

FLIC celebra cultura e diversidade em Rio das Ostras com programação gratuita

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.