Búzios, tem as belezas naturais como marca registrada. Mas, a partir de agora, também é reconhecida nacionalmente por exportar talentos culinários. Victoria Teles, a Chef executiva do Hotel Vila d’Este, em Búzios, foi vice-campeã da 4ª temporada do programa “Top Chef Brasil”, transmitido pela Record. A jornada de Victoria até a grande final é um exemplo de dedicação, paixão pela culinária e a capacidade de transformar ingredientes em verdadeiras obras de arte.
Com 27 anos, Victoria Teles é carioca, moradora do balneário há três anos, e possui uma década de experiência na culinária. Ela começou a jornada em restaurantes no Rio de Janeiro e São Paulo, acumulando conhecimento e aprimorando as habilidades. A paixão pela gastronomia a levou além das fronteiras brasileiras, estagiando e trabalhando em restaurantes internacionais em Nova York, nos Estados Unidos, e em Montreal, no Canadá.
O destaque de Victoria no “Top Chef Brasil” não foi uma surpresa para aqueles que conhecem a dedicação à culinária. Além de conquistar o título de vice-campeã, ela também é responsável pelo setor de Alimentos e Bebidas do Hotel Vila d’Este, supervisionando o café da manhã, o restaurante Altto e o room service. O trabalho envolve a elaboração de menus, fichas técnicas, gestão da equipe, controle de custos e a busca incessante por novos ingredientes e fornecedores de qualidade.
TRAJETÓRIA NO PROGRAMA
Na estreia do programa, Victoria quase não entrou. A chef fez orecchiette ao pomodoro com polvo! Janaina Torres Rueda criticou o ponto do macarrão, e Felipe Bronze foi disse que esperava mais. Victoria recebeu as críticas com profissionalismo, e nunca mais repetiu os erros no programa, ao contrário, só surpreendeu positivamente os jurados.
A primeira amiga que Victoria fez no reality foi Lorena Lacava, e elas caminharam juntas até a semifinal do reality. Uma sempre apoiava a outra em momentos de tensão, uma baita amizade.
A chef venceu o segundo Teste de Fogo ao lado de Gabriel Gialluisi e Rubens Gonçalo. O trio pôde imunizar e convidar Henrique Ide para o passeio na primeira jamoneria do Brasil. Eles se deliciaram com jamones curados e especiarias caríssimas.
Ela também venceu outra prova ao lado de Henrique e Nanda Crioula. Eles passearam no De Betti e comeram diversas carnes dry aged. Além da refeição, ainda puderam escolher os cortes de carne dos competidores do Desafio de Eliminação,
A primeira Faca de Ouro de Victoria veio na prova de confeitaria. Ela mostrou que sabe cozinhar qualquer tipo de comida, ao arrasar na reprodução perfeita da choux cream de blueberry da chef Vivianne Wakuda
O prato que quase impediu a entrada de Victoria no programa, a encarou novamente na semifinal! Ela teve que fazer uma releitura do orecchiette ao pomodoro com polvo, mas dessa vez, arrasou.
“Esse prato me reforça a certeza de que quem deu sorte foi a gente, de você não ter sido eliminada na estreia”, disse Felipe Bronze.
Victoria foi para a final ao lado de Arturo e Henrique, e ficou em segundo lugar na disputa.