O CETEP (Centro de Educação Tecnológica e Profissional), em Macaé, abriu nessa última segunda-feira (3) as inscrições para 27 cursos gratuitos oferecidos pela prefeitura. Os interessados devem se cadastrar no portal da Prefeitura de Macaé, pelo site www.macae.rj.gov.br. Ao todo, estão sendo oferecidas 1.420 vagas. Os interessados devem ter 16 anos de idade. Cada curso tem cronograma específico. As aulas serão iniciada
(histórico escolar), declaração de matrícula para quem ainda está estudando ou da série cursada. Aos candidatos que já passaram por cursos no Cetep em 2017 e 2018, será facultada a entrega dos documentos necessários para inscrição, exceto a cópia da identidade e duas fotos 3×4. O candidato menor de 18 anos deverá ter a inscrição realizada por um responsável legal. Já o que estiver impossibilitado de comparecer à sede da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional poderá se inscrever através de procuração particular por meio de procurador.
Quem não comparecer na data da matrícula e na primeira semana de aula perderá a reserva da vaga no curso. Diante da ausência sem justificativa formal, serão disponibilizadas nos dias 6 e 7 de junho as vagas remanescentes, e as matrículas serão realizadas obedecendo a ordem de chegada dos candidatos.
A novidade da segunda etapa de cursos são os cursos de Auxiliar de Agenciamento de Viagem e os que vão acontecer à distância de assistente de Operações de Logística Portuária, Tutoria Ead em Ambiente Moodle e Marketing Digital semipresencial. Os cursos on line serão ministrados pelo Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional (NTM) e foram abertos em virtude do sucesso do curso de assistente administrativo à distância, que também será ministrado nesta edição. O interessado poderá se inscrever em um único curso. Durante a pré-matrícula, o candidato receberá o protocolo de agendamento com data e horário para efetuar a matrícula. A efetivação de matrícula será nos dias 4 e 5 de junho. Os candidatos deverão comparecer na rua Alfredo Backer, 363 – Centro, das 8h às 18h.
O edital 002/2019 está disponível no site da prefeitura, dentro do link da Secretaria de Educação, e conta com todas as regras para o ingresso nos cursos. Os cursos estão divididos pelos seguintes eixos tecnológicos: produção cultural e design; ambiente e saúde (beleza); ambiente e saúde; gestão e negócios; hospitalidade e lazer e informação e comunicação. Todos os cursos são de curta duração. As datas de realização e horários estão disponíveis no edital. Cada curso será realizado em locais específicos como Cetep-Centro, Cetep-Barra e Cidade Universitária, além do polo de Cultura da Serra, em Glicério.
Seleção
Para os cursos do eixo tecnológico Ambiente e Saúde, Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas, Auxiliar de Saúde Bucal e Cuidador de Idosos, o candidato deverá passar por estágio obrigatório.
Cursos
No eixo Ambiente e Saúde com foco para Beleza, os assuntos que serão abordados são: Maquiador, Cabeleireiro Assistente, Manicure e Pedicure, Design de Sobrancelha e Barbeiro. Já o de Ambiente e Saúde, conta com os cursos de Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas, Auxiliar de Saúde Bucal e Cuidador de Idoso. O de “Produção Cultural e Design” abrange os cursos de Técnicas Básicas de Design de Interior, Costura para Iniciantes, Artes em Tecido e Linha feito a mão, Mimos e Lembranças em Biscuit e Pintura em Tela para Iniciantes.
Em Hospitalidade e Lazer, os interessados podem se inscrever em Produção Alimentícia Artesanal (geleias, doces e biscoitos), Básico de Panificação e Básico de Confeitaria, Auxiliar de Agenciamento de Viagens, Formação de Árbitros e Noções Básicas para Serviço de Recepção. O eixo “Informação e Comunicação” integra os cursos de Informática Básica e Tutorial Ead em Ambiente Moodle .
Já os cursos de Assistente Administrativo Ead, Assistente de Operações de Logística Portuária, Marketing Digital, Gerenciamento de Projetos, Auxiliar de Administração e Noções Básicas de Recursos Humanos fazem parte do eixo “Gestão e Negócios”.
O material didático referente aos conteúdos teóricos dos cursos será fornecido gratuitamente pelo Cetep. Os materiais de consumo e permanentes necessários para as práticas individuais de alguns cursos deverão ser adquiridos pelos alunos, conforme orientação dos professores no primeiro dia de aula.