A aguardada revitalização da Rua da Carioca, no coração do Rio de Janeiro, ganha um protagonista de peso com a liderança da Cervejaria Búzios no projeto “Rua da Cerveja”. A emblemática marca, que este mês celebra dois anos da inauguração de sua sede no bairro Aretê, em Búzios, assume um papel central na transformação do cenário urbano. Ao lado de Bafo da Prainha e Tio Ruy, a Cervejaria Búzios dá o pontapé inicial para o renascimento dessa rua histórica, ao assinar contrato com o Grupo Oportunity, criando a Cervejaria Cotovelo, que funcionará no local.
Sob a visão da Prefeitura do Rio, o projeto tem como meta principal a reabertura de lojas e a revitalização de um endereço marcado pela história da capital. Com um subsídio destinado a atrair empresários do setor cervejeiro, a iniciativa promete impulsionar não apenas a renovação física, mas também a dinamização econômica e cultural da região. Com 13 cervejarias já engajadas, o programa visa criar um ambiente vibrante e acolhedor para moradores e visitantes.
“Estamos extremamente orgulhosos de fazer parte deste projeto histórico de revitalização da Rua da Carioca. A Cervejaria Búzios sempre teve um forte compromisso com a comunidade e a cultura local, e poder liderar essa iniciativa é uma realização para nós. Acreditamos que essa parceria não só trará benefícios econômicos para a região, mas também resgatará a essência dessa rua tão emblemática do Rio de Janeiro. ”, comentou Luiz Rogério, um dos fundadores da Cervejaria Búzios.
Além dos investimentos em infraestrutura, como obras de requalificação urbana e ampliação das áreas de convivência, a Rua da Cerveja será transformada em um espaço moderno e convidativo, com iluminação e mobiliário projetados para oferecer uma experiência única. A cerimônia de assinatura do Termo de Adesão dos primeiros participantes, que aconteceu no dia 27 de março, contou com a presença ilustre do prefeito Eduardo Paes, do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico, Chicão Bulhões, do presidente da CCPar, Gustavo Guerrante, e da presidente do IRPH, Laura Di Blasi.
A expectativa é que a Rua da Cerveja se torne um ponto de referência na cidade, movimentando significativos R$ 222 milhões em 4 anos e gerando uma massa salarial de R$ 41,8 milhões no mesmo período, além da criação de 500 novos empregos. Inspirado no sucesso do Reviver Centro Cultural, o projeto promete resgatar a vitalidade do Centro do Rio, valorizando não apenas a economia, mas também o patrimônio histórico da cidade.