Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Cerca de 7 mil alunas já receberam absorventes íntimos em Cabo Frio

Distribuição gratuita atende a uma Lei Municipal de autoria da vereadora Alexandra Codeço
codeço

Quase sete mil alunas de 60 escolas da rede municipal de Cabo Frio, com idade a partir de 12 anos, já receberam os primeiros kits com quatro pacotes de absorventes íntimos. A distribuição, gratuita, começou a ser feita pela Prefeitura há menos de um mês (no último dia 25 de agosto) e atende a uma determinação da Lei Municipal Nº 3.330/2021, de autoria da vereadora cabo-friense Alexandra Codeço. Segundo a legisladora, o objetivo da Lei é promover o bem-estar e a saúde das estudantes, e garantir a frequência escolar durante o ciclo menstrual.

“Infelizmente a chamada “pobreza menstrual” é algo que ainda existe no Brasil e que afeta a vida escolar de muitas meninas. Inclusive uma pesquisa divulgada em 2021 revelou que 1 em cada 4 estudantes costumam faltar à escola durante os períodos menstruais por falta de dinheiro para comprar absorvente íntimo. Num país onde, segundo a FGV Social, quase 28 milhões de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza, a prioridade acaba sendo colocar comida na mesa. Mesmo também sendo importante, porque tem haver com higiene pessoal, o absorvente íntimo acaba virando artigo dispensável para milhares de famílias”, explicou Alexandra.

De acordo com a Lei Municipal, em Cabo Frio a distribuição está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, que já adquiriu mais de 330 mil pacotes do produto. A expectativa é de que cerca de nove mil mil alunas recebam o kit de absorventes todo mês. Para isso, segundo a Prefeitura, as alunas que utilizam o produto foram previamente cadastradas pelas unidades escolares.

“O governo está muito atento a questões como essa, que impactam a vida escolar dos alunos. E a equipe da Secretaria de Educação não mediu esforços para que essa Lei se tornasse realidade”, comentou a secretária de Educação, Elicéa da Silveira.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios institui a Semana Gospel e inclui evento no calendário oficial do município

Búzios institui a Rota do Sol como novo circuito de interesse turístico no município

Cervejaria Búzios é destaque no festival cervejeiro de Santa Teresa durante feriado da Consciência Negra

Cabo Frio é acusado de descarte irregular de lixo em área tombada da Fazenda Campos Novos

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]