Pular para o conteúdo
Search

Cerca de 7 mil alunas já receberam absorventes íntimos em Cabo Frio

Distribuição gratuita atende a uma Lei Municipal de autoria da vereadora Alexandra Codeço

Quase sete mil alunas de 60 escolas da rede municipal de Cabo Frio, com idade a partir de 12 anos, já receberam os primeiros kits com quatro pacotes de absorventes íntimos. A distribuição, gratuita, começou a ser feita pela Prefeitura há menos de um mês (no último dia 25 de agosto) e atende a uma determinação da Lei Municipal Nº 3.330/2021, de autoria da vereadora cabo-friense Alexandra Codeço. Segundo a legisladora, o objetivo da Lei é promover o bem-estar e a saúde das estudantes, e garantir a frequência escolar durante o ciclo menstrual.

“Infelizmente a chamada “pobreza menstrual” é algo que ainda existe no Brasil e que afeta a vida escolar de muitas meninas. Inclusive uma pesquisa divulgada em 2021 revelou que 1 em cada 4 estudantes costumam faltar à escola durante os períodos menstruais por falta de dinheiro para comprar absorvente íntimo. Num país onde, segundo a FGV Social, quase 28 milhões de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza, a prioridade acaba sendo colocar comida na mesa. Mesmo também sendo importante, porque tem haver com higiene pessoal, o absorvente íntimo acaba virando artigo dispensável para milhares de famílias”, explicou Alexandra.

De acordo com a Lei Municipal, em Cabo Frio a distribuição está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, que já adquiriu mais de 330 mil pacotes do produto. A expectativa é de que cerca de nove mil mil alunas recebam o kit de absorventes todo mês. Para isso, segundo a Prefeitura, as alunas que utilizam o produto foram previamente cadastradas pelas unidades escolares.

“O governo está muito atento a questões como essa, que impactam a vida escolar dos alunos. E a equipe da Secretaria de Educação não mediu esforços para que essa Lei se tornasse realidade”, comentou a secretária de Educação, Elicéa da Silveira.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Anitta, Seu Jorge e Planet Hemp encerram Rock the Mountain 2024 com shows históricos em Itaipava

10ª Parada LGBTQIAPN+ de Maricá celebra diversidade e reforça luta por direitos

Maricá apresenta moeda social Mumbuca no G-20 Social no Rio

Macaé participa do U20 e destaca centralidade urbana no enfrentamento das mudanças climáticas

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.