Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque 2
  • Cerca de 50 kg de camarão são apreendidos em operação de fiscalização no período do defeso

Cerca de 50 kg de camarão são apreendidos em operação de fiscalização no período do defeso

Operação de combate a pesca ilegal do crustáceo aconteceu de sexta (5) a segunda-feira (8) em diversos pontos da cidade

Agentes da Guarda Ambiental de São Pedro da Aldeia realizaram uma operação conjunta com a Unidade de Polícia Ambiental (Upam) e a Guarda Civil Municipal (GCM) para combater a pesca ilegal na Lagoa de Araruama no período do defeso do camarão. Na ação, foram apreendidos cerca de 50 quilos de camarão e três redes de pesca em diversos pontos da cidade.

A operação começou, na sexta-feira (05/05), no bairro Ponta do Ambrósio, avançou pelos bairros Baixo Grande, Mossoró e Porto do Aldeia, nos ranchos de pesca do Camerum, e finalizou na Ponta da Areia, no Boqueirão, onde confiscaram 40kg de camarão. Já no sábado (06/05), a operação continuou no Centro e mais 5kg foram apreendidos. Por fim, a Guarda Ambiental apreendeu cerca de 5kg no Porto da Aldeia, nesta segunda-feira (08/05). Todo o material foi enviado para a 125ª Delegacia de Polícia de São Pedro da Aldeia. 

De acordo com o comandante da Guarda Ambiental, Thaian Carvalho “os agentes vêm realizando operações conjuntas com a 8ª Upam e a GCM para combater a pesca e comercialização e, assim, fazer valer esse período primordial para crescimento e proliferação da espécie”.

Vale destacar que o período do Defeso é estipulado por lei e proíbe a pesca na Lagoa de Araruama. O objetivo é garantir a reprodução das espécies nativas sem a ação da interferência humana, como a atividade da pesca. Quem for pego em flagrante, realizando pesca e comercialização durante esse período, pode ser preso. Com isso, ao fim dos três meses do Defeso, os pescadores contam com um pescado farto e de qualidade. 

NOVO DEFESO DO CAMARÃO

O período de Defeso do camarão passou por alterações e agora acontece de 1º de abril a 30 de junho. A mudança, publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, visa proteger a época de recrutamento do animal e possibilitar a pesca artesanal na Lagoa de Araruama quando os camarões estiverem maiores. Antes, o período de defesa era o mesmo dos peixes, de 1º de agosto a 31 de outubro.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

proteto Búzios

Manifestação contra ausência de juízes em Búzios

Foto: João Barreto

Macaé garante serviços gratuitos aos Pets

Corrida Rústica Fest Verão 2023 - Crédito - LÉO BORGES

São Pedro da Aldeia reabre inscrições para corrida rústica nesta quinta (2)

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu